"Período muito difícil". Governo garante estar a planear inverno na Saúde

1 mes atrás 49

A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, assegurou, esta quarta-feira, que o Governo já está a preparar o inverno, um "período muito difícil", de forma a que a situação seja diferente daquela que agora se vive no Serviço Nacional de Saúde (SNS). 

A governante falava aos jornalistas à margem da inauguração da Unidade de Saúde Familiar (USF) Cândido Figueiredo, em Canas de Santa Maria, Tondela.

"O inverno, por natureza, é um período muito difícil que, para além do verão, que já é um período difícil que estamos a viver, se juntam outras situações, nomeadamente ao nível das infeções respiratórias, que atingem os nossos mais velhos, daí a campanha de vacinação ser o mais possível antecipada", disse Ana Paula Martins, após ser questionada sobre se o inverno será pior do que o verão. 

"O inverno é sempre um momento de grande pressão sobre os serviços saúde. A nossa Direção Executiva, assim que entrou, começou a tratar do plano de inverno", assegurou.

Recorde-se que o diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS), Gandra D'Almeida, já havia referido que o plano de inverno estava pronto e "prestes a sair", com o objetivo de executar uma "vacinação em massa" que considera fundamental e que será alargada a lares.

"Todas as unidades de saúde têm de ter o seu plano. Fizemos as normas orientadoras que devem constar e depois vamos verificar. E funcionar muito em rede e tentar prevenir aquilo que já sabemos hoje que vai ser muito duro", sublinhou, em entrevista ao Expresso. 

O diretor executivo do SNS explicou que se pretende dar "uma resposta mais forte", com a vacinação a ser estendida para os lares, para além dos centros de saúde e farmácias.

Leia Também: ULS de Trás-os-Montes com mais consultas, cirurgias e partos em 2024

Ler artigo completo