Petróleo cai com perspetivas sobre procura no centro das atenções. Ouro cede

6 meses atrás 62

Notícias em Destaque
Notícia
Mercados Mercados num minuto

Ao minutoAtualizado há 2 min09h12

Acompanhe aqui, minuto a minuto, o desempenho dos mercados durante esta sexta-feira.

há 2 min.09h12

Juros agravam-se na Zona Euro

Os juros das dívidas soberanas na Zona Euro estão a agravar-se na Zona Euro, o que sinaliza uma menor aposta dos investidores em obrigações.

A "yield" da dívida pública portuguesa com maturidade a dez anos sobe 3,6 pontos base para 3,197% e a das Bunds alemãs com o mesmo prazo agrava-se 3,1 pontos para 2,469%. 

A rendibilidade da dívida italiana aumenta 3,7 pontos base para 3,944%, a da dívida espanhola sobe 3,2 pontos para 3,37% e a da dívida francesa sobe 2,8 pontos para 2,939%.

Fora da Zona Euro, a "yield" das Gilts britânicas aumenta 2,5 pontos base para 4,129%.

Os investidores têm tentado perceber quando começará o Banco Central Europeu (BCE) a descer os juros, prevendo agora que a dimensão do corte seja menor do que o antecipado no final de 2023. Esta sexta-feira, Robert Holzmann, governador do banco central da Áustria, disse, em declarações à Bloomberg, que considera improvável que o BCE comece a cortar os juros antes da Reserva Federal (Fed) norte-americana.

há 5 min.09h08

Ouro desliza com dólar mais robusto

Os preços do ouro estão a descer, num dia em que o dólar recupera algum terreno. Sendo cotado na nota verde, o metal precioso tende a sair prejudicado quando esta valoriza, uma vez que se torna menos atrativo para quem negoceia com outras moedas.

O ouro spot cede 0,26% para 2.019,22 dólares por onça

Apesar da perda hoje registada, o ouro caminha para fechar a semana com ganhos modestos. 

No mercado cambial, o euro sobe 0,02% para 1,0825 face ao dólar. Isto no dia em que os investidores digerem novas declarações de membros do Banco Central Europeu (BCE). Robert Holzmann, governador do banco central da Áustria, disse, segundo a Bloomberg, que considera improvável que o BCE comece a cortar os juros antes da Reserva Federal (Fed) norte-americana.

Mas, de uma forma geral, o dólar ganha perante as principais divisas rivais: sobe 0,08% face ao iene e 0,13% perante o franco suíço.

há 5 min.09h08

Petróleo cai com procura no centro das atenções

Os preços do petróleo estão a descer, num dia em que as preocupações quanto à procura pela matéria-prima estão a sobrepor-se aos possíveis impactos de uma escalada de tensão no Médio Oriente. 

O West Texas Intermediate (WTI), negociado em Nova Iorque, cede 0,7% para 78,06 dólares por barril e o Brent do Mar do Norte, referência para as importações europeias, desliza 0,62% para 83,15 dólares por barril.

A negociação do petróleo tem sido marcada por volatilidade, com as perspetivas para o consumo por parte da China - maior importador de crude - entre as principais preocupações. Isto ao mesmo tempo que os investidores avaliam a hipótese de uma quebra nas cadeias de abastecimento de petróleo caso as tensões no Médio Oriente - entre Israel e o grupo Hamas e no Mar Vermelho - se alastrem a outras zonas da região, onde estão localizados os maiores produtores de "ouro negro". 

A possível escalada do conflito foi, aliás, o que sustentou a subida de ontem, depois de o líder dos houthis do Iémen ter dito que o grupo iria aumentar os ataques às embarcações "que passam no Mar Vermelho e outras águas". A notícia foi avançada pela Reuters, que revela que o grupo diz já ter introduzido "armas submarinas". 

07h48

Europa aponta para ganhos e Ásia encerra mista em negociação mais limitada

As bolsas europeias apontam para um arranque em terreno positivo, depois de ontem o Stoxx 600 ter atingido o valor de fecho mais alto de sempre. O maior apetite pelo risco dos investidores acentuou-se depois de a Nvidia reportar resultados relativos a 2023 acima do esperado pelos analistas.

A empresa tem beneficiado da maior procura por semicondutores ligados à inteligência artificial (IA), o que está a elevar as expectativas quanto às companhias ligadas ao setor da IA em todo o mundo. Só ontem, a Nvidia ganhou 276 mil milhões em valor de mercado num dia - mais do que o pib português.

Os futuros sobre o Euro Stoxx 50 sobem 0,1%.

Na Ásia, a negociação encerrou mista, numa sessão mais limitada devido ao feriado no Japão. As bolsas japonesas estiveram encerradas devido a um feriado nacional, depois de ontem o índice Nikkei ter subido para máximos desde 1989. 

Pela China, o Hang Seng, em Hong Kong, deslizou 0,11% e o Shanghai Composite somou 0,55%. Na Coreia do Sul, o Kospi registou ganhos de 0,13%

"O principal catalisador para os mercados, na ausência de cortes de juros, será necessariamente os resultados corporativos. E aqui, a Nvidia impressionou investidores e 'traders'", afirmou Quincy Krosby, responsável pela estratégia da LPL Financial, à Bloomberg,

Ver comentários Saber mais Europa bolsas mercados ouro petróleo juros euro dólar
Outras Notícias
Subscrever newsletter

Subscreva a Newsletter Sua Semana por email

Enviada semanalmente

Agenda da semana seguinte, organizada por dias, com os temas que marcam os mercados.

Ver exemplo

Publicidade
C•Studio
Ler artigo completo