Petróleo valoriza. Todos à espera da OPEP+

3 meses atrás 59

Ásia fecha no verde e Europa sem rumo no arranque de uma semana marcada pela inflação Petróleo valoriza. Todos à espera da OPEP+

Ásia fecha no verde e Europa sem rumo no arranque de uma semana marcada pela inflação

A Ásia valoriza, enquanto a Europa negoceia na linha de água, no arranque de uma semana que será recheada de indicadores que irão medir o pulso à inflação em vários cantos do globo. São números preciosos para os investidores que procuram pistas sobre o futuro da política monetária levada a cabo pelos bancos centrais.

Pela China, Xangai subiu 0,3%, enquanto Hong Kong valorizou 0,4%. No Japão, o Topix arrecadou 0,3%e o Nikkei cresceu 0,43%. Na Coreia do Sul, o Kospi somou 1,22%.

Os futuros sobre o Euro Stoxx 50 permanecem, praticamente, inalterados (0,02%). Tanto na Zona Euro como nos Estados Unidos vão ser conhecidos dados relativos aos preços, que são acompanhados de perto pelos bancos centrais.

No caso da Zona Euro, As estimativas apontam para que a inflação homóloga acelere para 2,5% em maio (face a 2,4% em abril), ficando a inflação subjacente nos 2,8%. Já nos EUA, é esperado que o índice de preços nas despesas de consumo das famílias (PCE) – conhecido como o indicador preferido da Fed - se mantenha em 2,7%.

Além disso, esta semana são conhecidos os indicadores da evolução dos preços no Japão e na Austrália. 

Esta segunda-feira, as bolsas britânicas e norte-americanas estão encerradas. 

Petróleo valoriza. Todos à espera da OPEP+

Petróleo valoriza. Todos à espera da OPEP+

Depois de ter registado a maior queda semanal desde há um mês, o petróleo valoriza, com os investidores de olhos postos na própria reunião da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e Aliados (OPEP+), que acontece por videoconferência no próximo domingo.

O West Texas Intermediate (WTI) – negociado em Nova Iorque – sobe 0,36% para 78 dólares por barril. Já o Brent do Mar do Norte – referência para as importações europeias – cresce 0,29% para 82,36 dólares por barril.

O mercado tenta antecipar o que decidirá a OPEP+ no domingo. Alguns analistas acreditam que a deliberação será positiva para o crude. "Com base nas atuais expectativas do mercado, a OPEP+ provavelmente irá estender os cortes, pelo que o petróleo pode subir", explica Gao Jian, analista da Qisheng Futures, em declarações à Bloomberg.

Nesta segunda-feira começa também uma temporada importante para o petróleo e seus derivados, a "driving season" de verão, que implica um consumo maior de gasóleo e gasolina, o que pode favorecer o crude, através da procura, Este fim de semana, é esperado que tenha sido registado o maior número de voos de norte-americanos em 20 anos, de acordo com as estimativas da American Automobile Association.

Ler artigo completo