Pianista Júlio Resende leva álbum 'Filhos da Revolução' aos EUA

5 meses atrás 92

"Júlio Resende viaja, enquanto pioneiro do género musical 'Fado Jazz' até ao continente americano, numa simbiose única entre o piano e a guitarra portuguesa, na tentativa de mostrar ao público o que é Portugal e a celebração dos 50 anos do fim do regime ditatorial e das guerras coloniais", lê-se num comunicado hoje divulgado pelo agenciamento do músico.

Além de Washington, na quinta-feira, Júlio Resende tem também atuações marcadas em Nova Iorque, na sexta-feira, em São Francisco, no domingo, e em Stanford, na segunda-feira.

Nestes espetáculos, o pianista apresenta-se em dueto, com o músico Bruno Chaveiro na guitarra portuguesa.

Depois da viagem aos EUA, Júlio Resende tem várias datas marcadas em Portugal: Santarém, em 14 de abril, Leiria, em 19 de abril, Batalha, em 24 de abril, Torres Novas, em 25 de abril, Estarreja, em 27 de abril, e Olhão, em 28 de abril.

Nos espetáculos em Portugal, o pianista apresenta-se em quarteto, acompanhado por André Rosinha no contrabaixo, Bruno Chaveiro na guitarra portuguesa, e Alexandre Frazão na bateria, os músicos que com ele gravaram 'Filhos da Revolução'.

O décimo álbum de Júlio Resende, editado em outubro, é inspirado "nas suas raízes africanas - celebrando a Liberdade, o fim da Guerra Colonial e os 50 anos da Revolução dos Cravos".

"A inspiração para este Novo Disco não foi só a história da minha família, como também este acontecimento único no mundo: uma Revolução que não se fez usar da violência extrema para atingir a paz. Quanto aos temas do discos, a música africana acompanha-me muito e isso faz-se sentir ao longo do disco - umas mais que outras, mas a essência está lá", descreveu o músico, citado pelo seu agenciamento em comunicado.

'Filhos da Revolução' conta com a participação do cantor Salvador Sobral no tema 'A casa dela', que tem letra de João Monge.

Leia Também: Chelsea Wolfe, Russian Circles e Oranssi Pazuzu no 10.º Amplifest

Ler artigo completo