Polícia despista-se contra bar gay no Missouri e detém o proprietário

9 meses atrás 96

Um agente da polícia de St. Louis, no estado norte-americano do Missouri, despistou-se, na segunda-feira, contra um bar gay, acabando por deter um dos donos do estabelecimento após uma alegada altercação com o sujeito.

À filiada da NBC News, KSDK-TV, o casal que é dono do Bar:PM, Chad Morris e James Pence, que moram por cima do local, disseram que ouviram um estrondo forte pelas 00h30 de segunda-feira. Pence contou que viu o carro da polícia acidentado na frente do edifício.

Segundo um relatório da polícia metropolitana de St. Louis, o agente estava a conduzir demasiado próximo de um carro estacionado e virou demasiado para o lado inverso, perdendo o controlo do veículo e despistando-se de frente contra o bar.

O relatório afirma depois que um "suspeito" saiu do edifício e "começou a gritar obscenidades" aos agentes da polícia, acrescentando que um dos agentes "tentou acalmar a situação" e que o suspeito o empurrou. O homem foi detido por atacar um agente e de resistir à detenção.

No entanto, o casal e o seu advogado disputam a versão das autoridades. Pence contou a uma estação local que foi o primeiro a chegar e que foi colocado em algemas, antes de Morris ser detido por recusar mostrar a sua identidade - sendo que Pence acrescentou que lhe pareceu ter ouvido um comentário homofóbico por parte de um agente a Morris.

"O meu marido pôs as mãos num agente em autodefesa, depois de terem-me posto em algemas e porque queria saber o que se estava a passar. A mim disseram-me que tinha de dar a minha identificação ou calar-me", recordou Pence.

Sooo. You all heard about the cop car that slammed into Bar PM Sunday night. And they arrested the owner for having the audacity to question him. Well here’s the video. 1/ pic.twitter.com/O8EWa8v3uZ

— Javad Khazaeli (@javadesq) December 19, 2023

A advogado dos donos do bar, Javad Khazaeli, publicou, esta terça-feira, um vídeo nas redes sociais de imagens de videovigilância que demonstram o carro a embater de frente contra o bar, quando seguia numa via sem movimento. Khazaeli disse que tinha mais vídeos que demonstram Pence a chegar ao local e da interação com as autoridades, com o agente a gritar com o dono do bar e a dizer-lhe que este "não pode berrar comigo", quando o dono reclamou com o acidente e a destruição do estabelecimento.

O representante argumenta que gritar com o agente não é motivo para detenção e testemunhas no local também contestaram a decisão logo ali no local.

Pence foi algemado mas não detido, enquanto que Morris, que chegou mais tarde e que questionou o facto de o seu marido estar algemado, acusa os polícias de o agredir fisicamente num beco, longe das câmaras na rua.

Na segunda-feira de manhã, já após o acidente, um residente de St. Louis, Zach Gandy, disse que os donos do Bar:PM pediram a ajuda ao seu grupo, que é um cliente regular do estabelecimento, para que arranjasse voluntários para ajudar a reconstruir o local. "Sempre que alguém está em sarilhos e sabemos que os podemos ajudar, fazemos tudo o que podermos para que voltem a funcionar. É isso que uma comunidade o faz", vincou.

A autarca local, Tishaura Jones, apontou na segunda-feira numa conferência de imprensa que o incidente está a ser investigado.

Leia Também: EUA. Homem morto após disparar contra a polícia na Virgínia Ocidental

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Ler artigo completo