As autoridades espanholas detiveram um total de 50 pessoas em Valência desde terça-feira, na sequência da passagem do fenómeno meteorológico DANA.
Quatro indivíduos foram detidos por roubar o interior de veículos atingidos pelas inundações em Torrent e em Aldaia, de acordo as informações divulgadas esta sexta-feira pela Policía Nacional, na rede social X (Twitter).
As autoridades deram ainda conta de que cinco pessoas detidas por alegado roubo de uma joalharia num centro comercial em Aldaia já foram presentes a tribunal.
Por seu turno, a Guardia Civil anunciou ter detido 11 pessoas, na quinta-feira, estando a investigar um menor por roubos em áreas comerciais na província de Valência.
— Policía Nacional (@policia) November 1, 2024Dos 11 detidos, apenas quatro ficaram em prisão preventiva.
Sublinhe-se que o Ministério Público já tinha pedido que as mais de 40 pessoas detidas pela Policía Nacional ficassem sujeitas a prisão preventiva, tendo em conta a natureza "moral e penalmente intolerável" dos crimes, noticiou o ABC.
Recorde-se que a Comunidade Valenciana foi a mais afetada pela passagem da DANA, somando-se pelo menos 202 mortos e dezenas de desaparecidos. No total, foram contabilizadas 205 vítimas mortais.
De acordo com dados oficiais, aos níveis de precipitação registados na noite de terça-feira foram os mais elevados em 24 horas desde 11 de setembro de 1966.
O governo espanhol decretou, na quarta-feira, três dias de luto nacional, tendo o primeiro-ministro, Pedro Sánchez, garantido apoio a todos os afetados pelo mau tempo.
Leia Também: Espanha reforça militares no terreno em Valência para resgatar corpos