Portugal a caminho do Espaço? Sim e empresa de Elon Musk ajuda (sabe como)

3 horas atrás 25

Há boas notícias, no que toca ao estudo do Espaço em Portugal. Isto porque, de acordo com a Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM), a Universidade do Minho passou a ter luz verde para testar o satélite Prometheus-1.

Ao que tudo indica, o satélite em questão vai ser lançado já neste mês de novembro. Como refere a mesma fonte de informação, é expectável que o lançamento ocorra desde o porto espacial de Vandenberg, no estado da Califórnia, nos Estados Unidos.

Foguetão da empresa de Elon Musk dará “boleia” ao satélite.

Outro aspeto que sabemos é que o satélite referido vai ser acomodado no foguetão Falcon 9 - Transporte 10. Este pertence à Space X, empresa espacial que é propriedade de Elon Musk.

Satélite Portugal

Quanto ao satélite português, este resulta de um projeto chamado "PROMETHEUS – PocketQube Framework Designed for Research and Educational Access to Space". O mesmo é apoiado pela Fundação Portuguesa para a Ciência e a Tecnologia.

Recorde-se que, a confirmar-se o lançamento, é a terceira vez que tal acontece, à luz das regras contidas no novo quadro regulamentar. Como refere a ANACOM, este licenciamento “acautela as responsabilidades internacionais do Estado Português e os interesses estratégicos nacionais, além de impor um conjunto de deveres em matéria de sustentabilidade e segurança espaciais”.

Quais são os planos de Portugal para o Espaço até 2030?

Para além do lançamento deste satélite, Portugal tem mais objetivos, até 2030, relacionados com o Espaço. Desde já, como se pode ler no documento oficial da Portuguese Space Agency, um objetivo é criar cada vez mais empregos ligados à área.

Outro aspeto que o documento menciona tem a ver com “fomentar a geração de dados de satélite através de novas tecnologias espaciais e infraestruturas relacionadas com o espaço em Portugal”.

Por fim, a entidade portuguesa ainda assegura ter intenções de cooperar com o estrangeiro, fazendo-se valer da localização “geoestratégica” do país. Assim, pretende-se criar cada vez mais (e melhores) relações diplomáticas, tendo como tema principal o Espaço.

Ler artigo completo