Portugal com défice orçamental de 0,2% no primeiro trimestre

3 meses atrás 73

Os primeiros três meses do ano arrancaram com um saldo negativo de 118,9 milhões de euros nas administrações públicas, fruto de um aumento de 11,0% da despesa face a 7,3% do lado da receita.

Portugal registou um défice de 0,2% do PIB no primeiro trimestre deste ano, o que compara com o excedente de 1,1% registado em igual período do ano passado. De acordo com os dados do INE divulgados esta segunda-feira, esta evolução resulta de um aumento de 11,0% da despesa face a 7,3% do lado da receita.

Os primeiros três meses do ano arrancaram com um saldo negativo de 118,9 milhões de euros nas administrações públicas, mostram os dados do INE.

O equilíbrio orçamental tem sido um tópico quente do arranque de legislatura, com o atual ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, a trocar acusações com o seu antecessor, Fernando Medina.

Os dados da Direção-Geral do Orçamento (DGO) mostravam já um défice em março, o último mês de Fernando Medina como responsável pela pasta das Finanças e também o último mês considerado nesta análise.

Ler artigo completo