Portugal conta com 1.203 empresas gazela

9 meses atrás 79

Estas empresas são classificadas deste modo já que apesar de terem menos de cinco anos, conseguiram gerar dez ou mais empregos e apresentam um crescimento médio nos últimos três anos acima de 20% em emprego ou volume de negócios. Sector da construção e imobiliário representa 25% da atividade.

Portugal conta com 1.203 empresas denominadas como gazela, de acordo com o relatório do Insight View, divulgado pela Iberinform da Crédito Y Caución esta terça-feira, 19 de dezembro. Isto significa que 40% destas empresas apresentam um elevado crescimento económico.

A designação de gazelas vem do facto destas empresas e apesar de terem menos de cinco anos, conseguiram gerar dez ou mais empregos e apresentam um crescimento médio nos últimos três anos acima de 20% em emprego ou volume de negócios.

Este tipo de empresas encontra-se dividida por 253 áreas de atividade, sendo que os sectores da construção e imobiliário representam 25% da seguindo-se a hotelaria e restauração (17,5%) e indústria (14,9%) que concentram perto de 60% das empresas gazela.

Ao nível geográfico, a região de Lisboa conta com 351 das empesas gazela (28% do total), o Porto, com 252 (20% do total), seguindo-se os distritos de Braga e de Faro que contam com 7% cada.

Contudo, a forma rápida como este género de empresas cresce nem sempre significa saúde financeira. Segundo os dados da Iberinform, 25% das empresas gazelas apresentam risco elevado de incumprimento, 39% apresentam risco médio e 36% risco baixo. No último exercício de 2022, obtiveram um volume de negócios agregado de 2.546 milhões de euros,  mais 41% do que no ano anterior.

Ler artigo completo