Portugal é o quarto país europeu onde é mais fácil obter cidadania

9 meses atrás 76

Uma investigação da agência canadiana de imigração CanadaCIS revela que Portugal ocupa o quarto lugar do top 10 de países europeus onde é mais fácil obter cidadania. A lista é liderado pela Suécia.

Portugal é o quarto país europeu onde é mais fácil obter cidadania, segundo mostra uma investigação da agência canadiana de imigração CanadaCIS, que estudou os dados de imigração do Eurostat de 2009 a 2021.

A investigação elaborou um top 10 dos países europeus mais fáceis de obter cidadania, sendo a Suécia o líder deste ranking, com quase um em cada dez residentes fora da União Europeia (UE) a adquirir a sua cidadania. A Noruega é o segundo da lista, seguido dos Países Baixos e de Portugal e da Islândia.

Por outro lado, a análise também revelou quais os nove países onde é mais difícil de obter a nacionalidade. A Estónia é a líder deste grupo, onde é mais difícil obter cidadania para os residentes que não pertencem à UE. Seguem-se a Letónia, República Checa e Lituânia, onde apenas menos de 1% dos cidadãos residentes não pertencem à UE.

Bryan Brooks, especialista em imigração do CanadaCIS, afirma que “além de ter alguns dos passaportes mais fortes, a Europa tem alguns dos mais elevados indicadores de qualidade de vida, incluindo altas perspetivas de carreira, condições de vida e cuidados de saúde. A análise revela que é na Europa central que é mais difícil de obter cidadania, sendo mais fácil no norte da Europa e a Europa ocidental”.

Ler artigo completo