Portugal enche Madrid com frutas e legumes. Exportações devem atingir 2,5 mil milhões de euros

2 horas atrás 25

Sector agrícola está satisfeito com a presença nos mais de 700 metros quadrados de stand da Portugal Fresh, sendo esta a maior de sempre. Sentimentos positivos numa altura em que é revelado que Portugal vai atingir um valor recorde nas exportações de frutas e legumes.

A IFEMA Madrid está recheada de frutas e legumes, e Portugal está representado com mais de 50 empresas. Nestes dias, Madrid é o centro dos negócios e os produtores nacionais sabem disso, daí rumarem à capital espanhola prontos para apertos de mão e exportações em linha.

Só no stand da Portugal Fresh contabilizam-se 54 empresas, entre produtores, associações do sector e organizações de logística. Como Espanha é o principal destino das exportações dos produtores portugueses, Madrid parece o sítio ideal para se estar nestes dias, onde se encontram grandes produtores internacionais como Chiquita e Pink Lady.

Entre as maçãs e peras do Oeste e as bagas do sul, Portugal mostra-se bem representado. E o pavilhão onde está a comitiva lusa é o mais frequentado, quase sem espaço para circular na mostra dos produtos alimentares.

Este tipo de feiras tem sido de extrema importância para o sector agrícola e também para os produtores, uma vez que o país já ultrapassou a meta a que se propôs no início do ano. O presidente da Portugal Fresh, Gonçalo Santos Andrade, evidencia numa conversa com jornalistas que esperam terminar o ano com exportações na ordem dos 2,5 mil milhões de euros, além de ter elogiado o comportamento do sector ao longo da última década.

O ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, e o presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), Álvaro Mendonça e Moura, fizeram questão em marcar presença e evidenciar um sector que muito tem contribuído para o PIB português e também para a expansão da marca Portugal no mundo. Mas a banca de Portugal contou ainda com a breve presença do ministro da Economia, Pedro Reis, que aproveitou a sua presença em Madrid no âmbito da conferência “Inspira Portugal, 50 anos depois”.

Nas suas visitas, os ministros tiveram oportunidade de falar com algumas das empresas presentes, onde deram dois dedos de conversa ao falar sobre a importância desta presença e também sobre algumas das preocupações que o sector vive, nomeadamente depois da campanha agrícola ter sido fortemente afetada pela escassez de água.

O governante com a pasta da agricultura tranquilizou esta preocupação em específico, dizendo às empresas, por diversas vezes, que está a chegar o plano “Água que Une” que prevê acelerar a instalação de infraestruturas para o uso eficiente da água.

Ler artigo completo