Portugal está na final: «Quando não há força, há força de vontade»

3 meses atrás 85

Portugal está na final do Euro sub-17, onde defrontará a Itália. João Santos, timoneiro desta equipa, reagiu à reviravolta lusa na meia-final frente à Sérvia, destacando a crença dos seus jovens jogadores.

«Nunca desistir, tem sido esse o lema. Concretizou-se. Podia ter sido mais fácil, mas acabámos por ter até oportunidades suficientes para não sairmos da primeira parte com aquele resultado. Ao intervalo, aquilo que eu lhes dei foi confiança, já estivemos em situações destas este ano, até a perder por 2-0 e conseguimos virar o resultado, foi isso que eles fizeram até ao fim e estão de parabéns, porque acreditaram sempre», começou o selecionador.

«Um dos lemas que nós temos no balneário é que quando não há força, há força de vontade. Hoje tem sido isso, nós não nos podemos esquecer que a Sérvia teve mais um dia de descanso e nós fizemos uma segunda parte de luxo, a pressionar a Sérvia, eles com mais dificuldade física que nós. E mesmo com esse cansaço, quando há vontade, a nossa força vem ao de cima.»

Portugal volta a chegar a uma final nas competições de seleções mais jovens, mas o selecionador não quis entrar em comparações com equipas antigas ou de outros escalões:

«Houve gerações muito boas. Temos, por exemplo, os sub-19 da época passada, uma seleção com muita qualidade e que por isto ou por aquilo não foi feliz, mas continuamos a ter seleções com qualidade e esta é uma delas. Não sei se é melhor ou pior que as outras. Se calhar fomos mais felizes que os meus colegas nos anos anteriores, vamos aproveitar, saborear esta felicidade e vamos lutar por Portugal», explicou.

Portugal joga a final a partir das 18h30 desta quarta-feira, frente à congénere de Itália.

Ler artigo completo