Portugal fecha o ano com 12 lugares garantidos nos Jogos Paralímpicos Paris2024

10 meses atrás 88

Além da qualificação para a equipa de boccia BC1-BC2, com três atletas, Portugal tem mais quatro representantes no atletismo, dois na natação, dois na canoagem e um no ciclismo.

O atleta português, José Macedo em ação frente ao atleta de Hong Kong, Yuen Kei Ho  (ausente da foto) no jogo de boccia individual BC3, esta manhã no Centro de Ginástica de Ariake em Tóquio nos jogos Paralímpicos de Toquio 2020, Japão, 30 de agosto de 2021. MIGUEL A. LOPES/LUSAi

Jogos decorrem de 28 de agosto a 8 de setembro

Miguel A. Lopes/LUSA

Jogos decorrem de 28 de agosto a 8 de setembro

Miguel A. Lopes/LUSA

Portugal vai fechar o ano de 2023 com 12 atletas, de cinco modalidades, qualificados para os Jogos Paralímpicos Paris2024, depois desta terça-feira a Federação Internacional de Boccia (BISFED) ter confirmado o apuramento da equipa lusa de BC1-BC2.

De acordo com o Comité Paralímpico de Portugal (CPP), a qualificação da equipa BC1-BC2 lusa “foi assegurada por via da posição no ranking mundial de 2023 que garantiu lugar em Paris2024 para as quatro equipas com melhor pontuação, excluindo-se os campeões regionais”.

“A BISFED informou ainda que o par BC3 e o par BC4 portugueses de boccia irão disputar o torneio de qualificação paralímpica, a decorrer de 22 a 28 de março de 2024, em Coimbra”, acrescenta o CPP.

A equipa BC1-BC2 será composta por três atletas, integrando obrigatoriamente pelo menos um atleta de cada classe (BC1 e BC2) e pelo menos um atleta de cada género (masculino e feminino).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A qualificação da equipa de boccia BC1-BC2 aumentou para 12 o número de atletas com presença garantida nos Jogos Paralímpicos Paris2024, que decorrerão entre 28 de agosto e 8 de setembro.

Jogos Paralímpicos Los Angeles2028 repetem as 22 modalidades de Paris2024

Além do boccia, Portugal tem mais quatro representantes no atletismo, dois na natação, dois na canoagem e um no ciclismo.

Todas as vagas asseguradas são não nominais e serão atribuídas aos atletas mediante critérios de seleção definidos por cada uma das federações de modalidade, em articulação com o CPP.

Ler artigo completo