“Portugal pode esperar sentado por um consenso na UE sobre a Palestina”. Veja a “A Arte da Guerra”

3 meses atrás 78

No meio da recusa de Israel em acatar as ordens do Tribunal Internacional de Justiça, a que está submetido, e da repetição de palavras sempre iguais por parte da comunidade internacional, o desastre humanitário é o dia-a-dia dos palestinianos. Estes e outros temas merecem a análise do embaixador Francisco Seixas da Costa.

Portugal e a União Europeia, enquanto agregado, estão sob a alçada de Washington no que tem a ver com a resposta à investida de Israel no enclave de Gaza – ou no que quer que seja que tenha diretamente a ver com o Estado hebraico. No meio da recusa de Israel em acatar as ordens do Tribunal Internacional de Justiça, a que está submetido, e da repetição de palavras sempre iguais por parte da comunidade internacional, o desastre humanitário é o dia-a-dia dos palestinianos. É, e será.

Na outra guerra, e enquanto a Rússia marca passo, Portugal recebeu o presidente da Ucrânia e está agora de partida para a Suíça, onde terá lugar uma reunião de amigos do país invadido.

Muito longe dali, na África do Sul, o ANC luta pela sua sobrevivência política.

Tudo para ver esta semana em ‘A Arte da Guerra’, da plataforma multimédia JE TV, um programa conduzido pelo jornalista António Freitas de Sousa e com os comentários do Embaixador Francisco Seixas da Costa.

Ouça e acompanhe “A Arte da Guerra” também em formato podcast:

Apple PodcastsSpotify | Google Podcasts | Anchor

Ler artigo completo