Portugal registou maior aumento na produção da construção entre os países da UE em junho

1 mes atrás 50

O crescimento no país foi de 3,2% face ao mês de maio, sendo que em termos anuais o aumento foi de 2,7%.

Portugal registou o maior aumento na produção da construção entre os países da União Europeia (UE) em junho, ao verificar um crescimento de 3,2%, em relação ao mês anterior, de acordo com os dados revelados pelo Eurostat esta terça-feira. Esta subida também foi sentida em termos anuais, com o país a observar um aumento de 2,7%.

Entre os Estados-membros para os quais existem dados disponíveis, os maiores aumentos mensais da produção na construção registaram-se além de Portugal, na Roménia (+2,6%) e França (+1,7%), enquanto as maiores descidas foram observadas na Eslovénia (-9,1%), Hungria (-6,4%) e Polónia (-2,1%).

Em termos anuais nos Estados-membros para os quais existem dados disponíveis, as maiores quebras da produção na construção registaram-se na Eslovénia (-19,0%), na Chéquia (-10,2%) e na Suécia (-9,0% ) e os maiores aumentos, além de Portugal foram observados em Espanha (+4,8%) e Bulgária (+2,9%).

Em relação à zona euro e a nível mensal, o aumento foi de 1,4%, enquanto na UE a subida foi de 1,7%, sendo que em maio, a produção na construção tinha descido 0,9% na zona Euro e 1,1% na UE. Já em relação a junho de 2023, a produção na construção aumentou 1,0% na zona Euro e desceu 0,1% na UE.

Na zona euro em junho de 2024 e face a maio, a produção na construção aumentou 1,8% na construção de edifícios, subiu 1,1% na engenharia civil e cresceu 0,5% nas atividades especializadas de construção.

Já na União Europeia, a produção na construção aumentou 0,1% na construção de edifícios, cresceu 1,4% na engenharia civil e subiu 0,2% nas atividades especializadas de construção.

Em termos anuais na zona euro e face a junho de 2023, a produção na construção aumentou 1,5% na construção de edifícios, subiu 3,5% na engenharia civil e cresceu 0,4% nas atividades especializadas de construção.

Por sua vez, na UE, a produção na construção diminuiu 1,0% na construção de edifícios, aumentou 1,5% na engenharia civil e diminuiu 0,3% nas atividades especializadas de construção.

Ler artigo completo