Portugal tem 13 startups na última edição da conferência tecnológica Collision

3 meses atrás 72

As empresas Ahau Software, Brandy IM, EdgenAI, Enline, Ilof, Itrecruiter, Goparity, Naoris Protocol, Oddsgate, Synexis, TakeCarbon, The Carbon Games e WiseWorld estão representadas em Toronto, no Canada, até quinta-feira. Em 2025, a cimeira torna-se Web Summit Vancouver.

A cidade de Toronto recebe esta semana a última edição da conferência tecnológica Collision, ‘irmã’ da Web Summit, e Portugal faz-se representar neste evento, que decorre nos dias 17, 18, 19 e 20 de junho. Há uma delegação portuguesa com 13 startups que fez as malas para voar até ao Canadá e tirar proveito das oportunidades desta cimeira de empreendedorismo.

São elas a Ahau Software, Brandy IM, EdgenAI, Enline, Ilof, Itrecruiter, Goparity, Naoris Protocol, Oddsgate, Synexis, TakeCarbon, The Carbon Games e a WiseWorld, que viajam através de um grupo organizado pela Startup Portugal e a Câmara Municipal de Lisboa – Lisboa Unicorn Capital ou por si. Aliás, cinco vão no âmbito do programa de apoio à internacionalização Business Abroad, sete através de uma parceria da Fábrica dos Unicórnios e uma de forma independente.

No acumulado, levantaram 18 milhões de euros e empregam mais de 200 pessoas. “Termos 13 startups portuguesas no Collision é novamente uma demonstração clara da vitalidade e do potencial de inovação do nosso diversificado ecossistema”, diz o diretor executivo da Startup Portugal, em comunicado divulgado esta segunda-feira.

Segundo António Dias Martins, “o programa Business Abroad, desenvolvido pela Startup Portugal, continua a desempenhar um papel central na internacionalização das nossas startups, facilitando a sua entrada e expansão em mercados globais, sendo este um movimento indispensável e a planear desde o momento zero, atendendo à dimensão do mercado nacional”.

António Dias Martins será um dos oradores portugueses, a par com Margarida Figueiredo, diretora de Economia e Inovação da Câmara Municipal de Lisboa, e Paulo Rosado, CEO da Outsystems. “A Unicorn Factory Lisboa, como impulsionadora do ecossistema empreendedor da cidade, tem um papel fundamental em levar o nome de Lisboa, a Unicorn Capital, para eventos como a Collision. Acreditamos que esta participação abrirá portas para novas parcerias e investimentos nas nossas startups”, afirma a porta-voz da autarquia.

A quinta edição da Collision será também, em termos práticos, a última. A partir do próximo ano, a conferência passa a chamar-se Web Summit Vancouver e, como o próprio nome indica, passa para a outra ponta do Canadá: Vancouver, na província da Colúmbia Britânica.

“Os mesmos organizadores da Web Summit, em Lisboa, reúnem no Canadá 2 mil empresas de 130 países, mil investidores, e mais de 40 mil pessoas na assistência, incluindo as principais empresas de tecnologia, finanças, banca, recursos humanos, entre outros sectores”, destaca ainda a Startup Portugal.

Ler artigo completo