Portugal tem défice de 2,3 mil milhões de euros na balança comercial apesar de subida nas exportações

3 meses atrás 54

As exportações e as importações tiveram uma subida de 15,5% e de 13,5%, em abril, face ao período homólogo.

As exportações e as importações tiveram uma subida de 15,5% e de 13,5%, em abril, face ao período homólogo, indicam os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE). O défice da balança comercial ficou em 2,3 mil milhões de euros, mais 180 milhões de euros, face ao período homólogo. Excluindo os Combustíveis e lubrificantes, o défice ficou em 1,9 mil milhões de euros, uma subida de 216 milhões de euros.

“No trimestre terminado em abril de 2024, as exportações aumentaram 0,1% e as importações diminuíram 1,1%, em termos homólogos”, salientou o instituto de estatística.

“Destacaram-se, quer nas exportações quer nas importações, os acréscimos de Combustíveis e lubrificantes (+56% e +22,1%). Nas importações, esta variação ficou a dever-se, essencialmente, aos aumentos em volume (+58,9%) e de preços (+8,1%) dos Óleos brutos de petróleo. Destaque também para os acréscimos nas exportações de Material de transporte (+23,2%) e de Produtos alimentares (+31,9%) e nas importações de Fornecimentos industriais (+9%) e de Máquinas e outros bens de capital (+14%). Excluindo Combustíveis e lubrificantes, em abril, registaram-se acréscimos de 12,5% nas exportações e nas importações”, referiu o instituto de estatística.

Em abril, os índices de valor unitário (preços) tiveram uma descida de -1,8% nas exportações e uma quebra de -3,8% nas importações, e excluindo os produtos petrolíferos, houve uma quebra de 2,4% nas exportações e uma descida de 4,5% nas importações, face ao período homólogo.

Ler artigo completo