Portugal vai receber militares ucranianos e enviar "embarcações rápidas"

8 meses atrás 53

A ministra da Defesa, Helena Carreiras, anunciou, esta quinta-feira, que Portugal vai receber militar ucranianos para "formação" de caças F-16 e enviar embarcações marítimas para a Ucrânia.

O anúncio foi feito após uma reunião dos ministros da Defesa da aliança transatlântica NATO, em Bruxelas. Segundo a ministra, a chegada dos militares ucranianos "será muito em breve", estando a ser "ultimada a sua preparação". A formação "deverá durar entre quatro a seis meses".

"Há a possibilidade de receber militares ucranianos em exercícios da Força Aérea, que também terá lugar este ano", acrescentou.

Na reunião, na qual se sublinhou a "necessidade de institucionalizar o apoio que a NATO já vem dando à Ucrânia", Portugal manifestou ainda a "sua disponibilidade para co-liderar uma linha de esforço relativa a drones marítimos".

"Vamos também oferecer três embarcações rápidas para capacitar a Ucrânia neste seu esforço", acrescentou.

Os ministros da Defesa da NATO encontraram-se, esta quinta-feira, em Bruxelas, tendo em agenda a sucessão do secretário-geral Jens Stoltenberg e o investimento militar dos aliados.

Leia Também: Ucrânia quer poder recrutar para o Exército presos e pessoas com cadastro

Ler artigo completo