Portugueses com falta de confiança no comportamento da economia

3 meses atrás 35

As perspetivas negativas sobre a evolução futura da situação económica do país e da realização de compras importantes por parte das famílias empurrou o indicador para uma descida. Indicador tinha registado valor mais elevado desde fevereiro de 2022 no ano passado.

O indicador de confiança dos consumidores registou uma diminuição em maio, depois de um aumento durante cinco meses consecutivos, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE). Em contraciclo, o indicador de clima económico apresentou uma subida.

No mês passado este indicador registou o valor mais elevado desde fevereiro de 2022. No entanto, no mês de maio as perspetivas negativas sobre a evolução futura da situação económica do país e da realização de compras importantes por parte das famílias empurrou o indicador para uma descida.

Segundo dados do INE, a maior descida deu-se no saldo das opiniões sobre a evolução passada dos preços. Por outro lado, o saldo das perspetivas relativas à evolução futura dos preços aumentou.

Segundo o INE “os indicadores de confiança aumentaram na indústria transformadora, na construção e obras públicas e, de forma ligeira, no comércio, tendo diminuído nos serviços”.

O saldo das expectativas dos empresários sobre a evolução futura dos preços de venda diminuiu no quinto mês na indústria transformadora, na construção e obras públicas e no comércio. No entanto, nos serviços apresentou um aumento.

Ler artigo completo