Preço do petróleo em queda. Inflação dos EUA aumenta preocupação de fraco crescimento

7 meses atrás 45

Ainda antes da abertura da praça portuguesa, o brent negociava abaixo dos 83 dólares. Pelas 13h já negoceia ligeiramente acima, apesar do preço do commodity ainda se encontrar em queda.

O preço do petróleo tem vindo a cair à medida que a tensão dos investidores se voltou para as perspetivas de procura, depois de serem conhecidos dados sobre os elevados preços no produtor nos Estados Unidos, o maior utilizador mundial de petróleo. Os dados revelados na sexta-feira aumentaram as preocupações de que uma inflação rígida e taxas de juro altas limitassem o crescimento do consumo de combustível, segundo a “Reuters”.

Os futuros do petróleo brent caíram 0,7% para 82,92 dólares por barril às 7h20 de Portugal, já o texano WTI perdeu 0,5% atingindo os 78,78 dólares por barril. Pelas 13h15 de Portugal, o brent está a perder 0,26% para 83,25 dólares, enquanto o crude desliza 0,25% para 78,26 dólares.

Apesar de já terem registado quedas, tanto o brent como o crude terminaram a semana passada em alta, com as tensões geopolíticas do Médio Oriente a compensar as previsões da procura pela Agência Internacional de Energia.

“O WTI e o brent diminuíram na manhã de segunda-feira, à medida que os investidores se reajustam aos tremores do lado da procura após um salto significativo nos números do índice de preços ao produtor dos Estados Unidos”, referiu Priyanka Sachdeva, analista da Phillip Nova à publicação.

O índice de preços no consumidor norte-americano aumentou mais do que o esperado em janeiro, o que elevou as preocupações com a inflação.

Ler artigo completo