Prémio BPI/La Caixa dá 1,4 milhões a 39 projetos sociais para combater pobreza infantil

9 meses atrás 76

“A iniciativa organizada pelo BPI e a Fundação ”la Caixa” atribuiu cerca de 1,4 milhões de euros a entidades do terceiro setor que vão oferecer respostas sociais para facilitar o desenvolvimento de crianças em situação vulnerável”, avançam as instituições.

A 5ª edição do Prémio BPI Fundação ”la Caixa” Infância atribuiu 1,4 milhões de euros a 39 projetos sociais para quebrar o ciclo da pobreza infantil.

“A iniciativa organizada pelo BPI e a Fundação ”la Caixa” atribuiu cerca de 1,4 milhões de euros a entidades do terceiro setor que vão oferecer respostas sociais para facilitar o desenvolvimento de crianças em situação vulnerável”, lê-se no comunicado.

As candidaturas vencedoras receberam em média mais de 36.379 euros e vão apoiar mais de 9.000 crianças e jovens em todo o país.

Em Portugal, um quarto das crianças não consegue sair da situação de pobreza na idade adulta, sendo que os filhos de trabalhadores não qualificados ou com baixa escolaridade têm maior dificuldade em subir o elevador social, constata o BPI e a Fundação La Caixa.

As conclusões são do estudo “Portugal e o Elevador Social: Nascer pobre é uma fatalidade?”, da Nova SBE Economics for Policy Knowledge Center, realizado com o apoio do BPI e da Fundação ”la Caixa”.

“É neste contexto que as áreas prioritárias de intervenção dos projetos financiados pelo Prémio Infância são a atenção à primeira infância, incluindo o desenvolvimento de competências parentais, o apoio ao reforço escolar, as soluções integrais para crianças com múltiplos fatores de vulnerabilidade e a intervenção precoce e melhoria da qualidade de vida das crianças que sofrem de doença”, avançam as entidades.

“A promoção da prática de desporto e o impulso a atividades nas áreas da criatividade, música e arte, encontram-se também entre as principais respostas financiadas, sem esquecer a importância do acesso a bens e serviços básicos de alimentação, saúde e higiene infantil”, acrescenta.

O BPI e a Fundação La Caixa revelam que a iniciativa recebeu 121 candidaturas que, numa primeira fase foram alvo de uma avaliação técnica.

“As candidaturas mais pontuadas foram depois submetidas a um exame complementar por um grupo de mais de 2 dezenas de avaliadores colaboradores e reformados do BPI que, em regime de voluntariado, reuniram com todas as entidades”, refere a nota.

A seleção dos projetos vencedores foi realizada por um júri, presidido pelo sociólogo António Barreto.

Criado em 2019, o Prémio Infância apoiou até hoje 155 projetos no valor de 5 milhões de euros, beneficiando mais de 35.000 crianças e adolescentes.

Ler artigo completo