Prémios Mesa Marcada anunciam vencedores da 15ª edição

8 meses atrás 54

Restaurante Prado e chef João Rodrigues conquistam o pódio na 15ª edição dos Prémios Mesa Marcada, num serão marcado pelo número recorde de convidados no Centro de Congressos do Estoril.

Já são conhecidos os restaurantes e chefs que sobem ao pódio da Gastronomia. O serão de dia 22 de janeiro foi um festim, em linha com o espírito destes Prémios, cuja cerimónia teve lugar, pela primeira vez, no Centro de Congressos do Estoril.

Aos 15 anos de vida, e com uma plateia de 450 convidados, um número recorde, os Prémios Mesa Marcada distinguiram um vencedor inédito nos restaurantes, com o Prado (Lisboa), liderado por António Galapito, que em 2020 e 2021 estivera próximo deste feito quando atingiu o 2º lugar, e saudaram o regresso de João Rodrigues ao primeiro lugar, nos chefes preferidos.

Em 2023, João Rodrigues, por seis vezes reincidente nesta categoria quando chefiava o Feitoria, abriu o Canalha, em Lisboa, e criou o projeto itinerante Residência em que visitou 12 regiões do país, em 12 meses. A proeza do restaurante Canalha não se ficou pelo seu chef, também arrebatou o Prémio Especial Queijo São Jorge DOP Mesa Diária 2023, galardão atribuído ao melhor restaurante de preço acessível.

Já os vencedores do ano passado nas duas categorias de “Os 10 Preferidos”, o Ocean (Porches, Algarve) e Vasco Coelho Santos, do Euskalduna (Porto), conquistaram,
respetivamente, o segundo lugar nos restaurantes e nos chefs.

Assinale-se ainda nos “10 Preferidos do Mesa Marcada” a entrada no Top 10, para o 9º lugar, do restaurante Cozinha das Flores, de Nuno Mendes, que abriu o ano passado no centro do Porto e lhe valeu o Prémio Especial Sogrape Restaurante Novo do Ano.

Na 15ª edição, o restaurante Vista, do Bela Vista Hotel (Portimão), de João Oliveira, que venceu o Prémio Especial Estrella Damm Destaque do Ano, graças à subida de 12 lugares, posicionou-se no 8º lugar no ranking dos restaurantes, e ainda viu o seu responsável pela pastelaria, Fábio Quiraz, ganhar o Prémio Especial Roastelier by Nescafé Chefe de Pastelaria 2023. A escolha coube a um júri especializado de 47
pessoas, mais 15 do que na edição de 2022, composto, maioritariamente, por profissionais de pastelaria e também por um grupo de figuras do mundo da gastronomia, entre clientes, jornalistas e chefs de cozinha.

Dos prémios especiais, votados pelo painel de júri alargado que atingiu, nesta 15ª edição, o número recorde de 280 votantes, além do já mencionado Prémio Especial Queijo São Jorge DOP Mesa Diária para o Canalha – que sucede ao Velho Eurico, de Zé Paulo Rocha, também em Lisboa, vencedor nas três edições anteriores -, são de realçar dois “repetentes”: a Comida Independente de Rita Santos, em Lisboa, que venceu, pela terceira vez consecutiva, o Prémio Especial Bom Sucesso Loja Gastronómica do Ano, a par do festival Chefs on Fire, da Lohad, de Gonçalo Castel-Branco, que arrebatou o Prémio Especial Nutrifresco Evento Gastronómico do Ano, tal como já acontecera em 2022.

Para conhecer todos os premiados nas diversas categorias, visite o site dos Prémios Mesa Marcada.

Ler artigo completo