Presidente do parlamento da Madeira respeita mas não comenta decisão do representante da República

7 meses atrás 46

“Como presidente da Assembleia Legislativa [da Madeira] compete-me manter a normalidade do funcionamento do parlamento. O parlamento é o único órgão de Governo próprio da Região que está na plenitude das suas funções. Respeito, naturalmente, a decisão do Senhor Representante da República e escuso-me comentar a sua decisão”, disse José Manuel Rodrigues.

O presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, José Manuel Rodrigues, disse que, apesar de respeitar, não vai comentar a decisão tomada pelo representante da República, Ireneu Barreto, de manter o atual executivo madeirense em gestão até o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, decidir sobre se dissolve ou não o parlamento.

“Como presidente da Assembleia Legislativa [da Madeira] compete-me manter a normalidade do funcionamento do parlamento. O parlamento é o único órgão de Governo próprio da Região que está na plenitude das suas funções. Respeito, naturalmente, a decisão do Senhor Representante da República e escuso-me comentar a sua decisão”, disse José Manuel Rodrigues, na conferência de representantes dos partidos, que se realizou esta segunda-feira.

Ireneu Barreto, no passado sábado, decidiu manter o atual executivo em gestão. Se Marcelo decidir dissolver a Assembleia da Madeira, opção que só está disponível, ao chefe de Estado, a partir de 24 de março (seis meses passados das eleições regionais de 24 de setembro), Ireneu Barreto vai manter em gestão o executivo até ás eleições. Se Marcelo decidir não dissolver o parlamento regional, Ireneu Barreto vai chamar o partido mais votado no último ato eleitoral na Região, neste caso o PSD, a formar um novo governo.

Ler artigo completo