Presidente do Parlamento lamenta morte de "destacada deputada" comunista

9 meses atrás 58

País

A ex-deputada do PCP serviu a Assembleia da República entre 1980 e 2007, tendo renunciado o cargo para a entrada do deputado Bruno Dias.

Presidente do Parlamento lamenta morte de "destacada deputada" comunista

Horacio Villalobos/Getty Imagens

O presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, lamentou esta quarta-feira a morte da "destacada deputada" comunista Odete Santos, aos 82 anos, transmitindo condolências à família e ao PCP.

"Lamento a morte de Odete Santos, que foi uma destacada deputada à Assembleia da República em várias legislaturas. Apresento condolências à sua família e ao Grupo Parlamentar do PCP", lê-se na conta oficial da segunda figura institucional do Estado na rede 'X' (antigo Twitter).

A antiga deputada e dirigente comunista Odete Santos morreu aos 82 anos, anunciou hoje o Secretariado do Comité Central do PCP.

Nascida em 26 de Abril de 1941, na freguesia de Pêga, concelho da Guarda, Maria Odete Santos era advogada, aderiu ao PCP em 1974.

Odete Santos entrou na Assembleia da República em novembro de 1980, eleita pelo círculo de Setúbal, e renunciou ao mandato em abril de 2007, sendo substituída pelo deputado Bruno Dias, do mesmo círculo eleitoral. Foi deputada da II até à X legislaturas e foi eleita Presidente da Assembleia Municipal de Setúbal em 2002 e em 2005.

Integrou o Comité Central do PCP, a Direção de Organização Regional de Setúbal do PCP e o Movimento Democrático de Mulheres. Foi ainda membro da Associação de Amizade Portugal-Cuba.

Ler artigo completo