Primeira deputada com síndrome de Down faz história em Espanha

8 meses atrás 87

Foi aos 18 anos que Mar Galcerán se juntou ao Partido Popular (PP) espanhol, para assegurar que as pessoas com síndrome de Down, doença com que vive, têm uma voz. Agora, aos 45 anos, tornou-se a primeira deputada com síndrome de Down no parlamento regional de Valência, e a segunda a ocupar um cargo político em Espanha.

"Não tem precedentes. A sociedade está a começar a ver que as pessoas com síndrome de Down têm muito a contribuir. Mas ainda é um caminho longo", disse a parlamentar, em declarações ao The Guardian.

Em maio do ano passado, Mar Galcerán foi o 20.º nome incluído nas listas do PP nas eleições regionais. O partido conservador, encabeçado por Carlos Mazón, saiu vitorioso, no sufrágio de 20 de setembro. Como Ernesto Fernández Pardo, que ocupava o último lugar eleito, integrou um cargo numa entidade pública, a oportunidade de Galcerán surgiu. Antes, apenas Ángela Bachiller tinha alcançado um feito semelhante, quando, em julho de 2013, se tornou vereadora da autarquia de Valladolid.

Ainda assim, e segundo a Federação Espanhola de Síndrome de Down, Galcerán poderá ter feito história a nível europeu, ao ser a primeira a ocupar um cargo político num parlamento regional ou nacional.

"Não sabemos de mais ninguém. É um grande passo em frente e um exemplo real de inclusão", apontou Agustín Matía Amor, da Down España, também ao The Guardian.

Contudo, a parlamentar confessou já se ter deparado com "todo o tipo" de comentários nas redes sociais.

"Há pessoas que me apoiam. Mas também há outras que acham que não sou capaz. Essas são pessoas que não me conhecem, nem conhecem a minha formação", garantiu.

No que diz respeito ao seu cargo, que ressalvou ser de tremenda responsabilidade, Mar Galcerán indicou que pretende "fazê-lo bem, para os valencianos e, mais importante, para aqueles que têm capacidades diferentes".

"Quero que as pessoas me vejam como pessoa, não apenas pela minha deficiência", rematou.

Leia Também: Máscaras voltaram hoje a ser obrigatórias nos centros de saúde em Espanha

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Ler artigo completo