Primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez não se demite

5 meses atrás 67

Pedro Sánchez acaba de anunciar que não vai demitir-se.

"Não merece a pena", começou por dizem em resposta a várias questões, em que disse que não há fundamento para o ataque de que a sua família foi alvo. Contudo, considerou, no final, que a única forma de fazer frente a estes sucessivos ataques é continuar em frente, cada vez mais forte. "É assim que se defende a democracia", defendeu ainda, referindo que vai assumir o seu cargo com todo o compromisso possível.

Antes de comunicar a decisão ao país, num anúncio agendado para as 11h desta segunda-feira (10h em Portugal Continental), Sánchez esteve reunido com o rei Felipe VI, para anunciar-lhe atempadamente a sua decisão.

O primeiro-ministro espanhol indicou na semana passada que iria pensar sobre o seu futuro enquanto governante do país, tendo agora revelado ao país a sua decisão.

A decisão do governante espanhol está relacionado com a abertura de um "inquérito preliminar" por alegado tráfico de influências e corrupção da sua mulher, Begoña Gomez, na sequência de uma queixa de uma organização conotada com a extrema-direita baseada em alegações e artigos publicados em páginas na Internet e meios de comunicação digitais.

Acompanhe aqui, em direto, a declaração de Pedro Sánchez:

[Notícia em atualização]

Ler artigo completo