Problemas de memória (e raciocínio) podem ser mais comuns nestas mulheres

7 meses atrás 92

Já ouviu falar da síndrome do ovário poliquístico? Trata-se de uma condição que causa um desequilíbrio hormonal capaz de interferir nos processos reprodutivos normais. Está associado a sintomas como acne, infertilidade e má saúde metabólica. E, além de tudo isto, aumenta as probabilidades de ter problemas de memória e de raciocínio na meia-idade, afirma um novo estudo, feito na Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos. 

Para a investigação, disponibilizado na Neurology, os investigadores analisaram 907 mulheres, com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos, no início do estudo. Todas foram seguidas ao longo de 30 anos e, nesta altura, fizeram testes para medir a memória, as capacidades verbais, a velocidade de raciocínio e a atenção. Quando fizeram os testes 66 participantes tinham síndrome do ovário poliquístico.

Leia Também: O seu aperto de mão pode revelar se está em risco de morte precoce

Depois de ajustarem a sua análise tendo em conta fatores como a idade, a raça e a educação, os investigadores descobriram que "as pessoas com síndrome do ovário poliquístico tinham pontuações mais baixas em três dos cinco testes realizados, especificamente nas áreas da memória, atenção e capacidades verbais, quando comparadas com as pessoas sem esta condição".

Para além disso, no 25.º e 30.º ano do estudo, um grupo mais pequeno de 291 participantes, entre as quais 25 tinham esta síndrome, fez exames ao cérebro. Com os exames, os investigadores analisaram a integridade das vias da substância branca no cérebro, observando o movimento das moléculas de água no tecido cerebral.

E, assim, concluíram que as pessoas com síndrome do ovário poliquístico "apresentavam uma menor integridade da substância branca, o que pode indicar uma evidência precoce de envelhecimento cerebral", explicam os cientistas. 

Leia Também: Fazer isto pode reduzir o risco de cancro da próstata em 35%

Ler artigo completo