Procura por quartos aumenta em julho cerca de 40% face ao mesmo período de 2023

1 mes atrás 46

“No último ano, o número de anúncios de quartos para arrendamento na plataforma aumentou em +40%, passando de 2.187 em julho de 2023 para 3.081 em julho de 2024”, sublinhou o Imovirtual.

O Imovirtual, uma das principais plataformas de imobiliário em Portugal, revelou uma tendência crescente na procura de quartos para arrendamento, refletindo alterações nas preferências habitacionais e nas dinâmicas do mercado imobiliário. Com base nos dados mais recentes, observou-se um aumento expressivo nos anúncios e nas pesquisas por quartos, destacando-se algumas tendências interessantes.

“No último ano, o número de anúncios de quartos para arrendamento na plataforma aumentou em +40%, passando de 2.187 em julho de 2023 para 3.081 em julho de 2024″, sublinhou o Imovirtual.

Além disso, “o preço médio de arrendamento de quartos também registou um aumento, situando-se atualmente em 570 euros, por mês, um crescimento de +6% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando o valor médio era de 540 euros”.

“No entanto, este valor manteve-se estável em comparação com o mês passado. Em contraste, o preço médio de procura – o valor que os inquilinos estão dispostos a pagar – é significativamente mais baixo, com uma média de 400 euros, por mês. Esta discrepância de +43% entre a oferta e a procura sublinha um desfasamento que pode influenciar as decisões dos potenciais inquilinos”.

Relativamente, ao leque de cidades que continuam a liderar a procura de quartos, destaque para “Coimbra (+27%), Porto (+23%), Braga (+16%), Lisboa (+14%) e Aveiro (+6%)sendo que estes dados mostram um interesse contínuo por áreas urbanas, onde a oferta de quartos é diversificada e as oportunidades de emprego e educação são mais abundantes”.

Ler artigo completo