Produção industrial teve aumento de 0,9% em maio

2 meses atrás 41

Índice homólogo apresentou uma “evolução particularmente influenciada pelo agrupamento de energia, sem o qual o índice agregado teve uma variação de -1,1% (-0,5% no mês anterior)”.

O índice de produção industrial aumentou 0,9% em maio, em termos de variação homóloga, quando no mês anterior tinha ficado em 5,6%, indica o Instituto Nacional de Estatística (INE).

“Excluindo o agrupamento de energia esta variação foi de -1,1% em maio (-0,5% em abril). A secção das indústrias transformadoras registou uma diminuição de 0,7% (-0,1% em abril). A variação mensal do índice agregado foi -3,2% (-2,2% no mês anterior)”, acrescentou o instituto de estatística.

O INE nota que o índice homólogo apresentou uma “evolução particularmente influenciada pelo agrupamento de energia, sem o qual o índice agregado teve uma variação de -1,1% (-0,5% no mês anterior)”.

“O agrupamento de energia apresentou o contributo mais influente para a variação do índice total (1,8 p.p.), originado por um aumento de 13,4% (47,9% no mês anterior). O agrupamento de bens intermédios passou de uma variação homóloga de -5,3%, em abril, para -1,8% no mês em análise. Ainda assim, deu o contributo negativo mais intenso para a variação do índice agregado (-0,6 p.p.). Os bens de investimento contribuíram com -0,3 p.p., em resultado de uma taxa de variação de -1,6% (5,8% em abril)”, disse o instituto de estatística.

Em termos de variação mensal o índice de produção industrial teve, em maio, uma variação de -3,2%.

“O agrupamento de energia registou uma redução de 15,3% (-10,2% no mês anterior), da qual resultou um contributo de -2,7 p.p.. Os bens de investimento apresentaram igualmente um contributo negativo (-1,2 p.p.), originado por uma taxa de variação de -5,8% (1,7% em abril). O agrupamento de bens intermédios contribuiu com 0,6 p.p., em consequência do crescimento mensal de 2% (-1,3% em abril)”, referiu o INE.

Ler artigo completo