Programa do Bloco de Esquerda quer garantir "vida boa" aos portugueses

3 meses atrás 49

Com recurso à ambição de "uma vida boa", a coordenadora do Bloco de Esquerda (BE), Mariana Mortágua, apresentou, este sábado, o programa do partido para as Legislativas do dia 10 de março.

A partir do Teatro Thalia, em Lisboa, a responsável concedeu destaque às medidas laborais, propondo não só a semana de quatro dias, como também a redução da jornada de trabalho para 35 horas semanais. É que, defendeu, "a vida boa é ter tempo, porque a vida não é só trabalhar para ter um salário que mal permite sobreviver".

E complementou: "A vida boa é ter um salário para a vida. [...] A vida boa é ter tempo para fazermos o que queremos, para usufruir da cultura, para ter tempo para estar com os filhos, com os amigos, com quem amamos, porque isso também é a vida."

Na ótica na bloquista, "o programa do BE é, antes de mais e acima de tudo, um programa de governo para garantir uma vida boa a toda a gente que vive em Portugal". Reconheceu, contudo, ser necessário "resolver problemas antigos", num país "de privilégio" que "exclui tantos".

Mortágua recordou ainda o combate à crise na habitação, bandeira que tem hasteado ao longo dos últimos tempos. Disse, nessa linha, que "a vida boa é saber que temos uma casa para morar e que isso não nos leva à pobreza".

A bloquista afirmou, assim, ambicionar impor um teto máximo às rendas, tanto nos contratos existentes, como nos contratos futuros. "Porque a vida não pode ser a ansiedade de ser despejado", Mortágua disse pretender também implementar contratos de arrendamento de, no mínimo, cinco anos. O BE quer ainda construir mais habitação e limitar a venda a não residentes e limitar o Alojamento Local, bem como o fim dos benefícios fiscais para residentes não habituais.

A "vida boa" é, além disso, "ter escola e hospital", e "não ter medo de adoecer".

[Notícia em atualização]

Leia Também: "A justiça é demasiado importante para ser sempre atropelada"

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Ler artigo completo