Pronto para derreter o gelo? Venha daí a Miranda do Douro!

9 meses atrás 66

Nos dias 29 e 30 de dezembro, todos os caminhos vão dar a Miranda do Douro, onde os festivaleiros são convidados a celebrar as tradições e a cultura mirandesa. Dois dias que prometem derreter o gelo de inverno.

Em Miranda do Douro, os últimos dias de dezembro prometem “GEADA”, ma não daquela que gela até os mais resistentes. Falamos no mais peculiar festival de inverno de Portugal que, precisamente para combater o frio, convida os festivaleiros a dançar à volta da tradicional fogueira do galo, ao som das gaitas-de-foles. Ou a juntar-se ao ritmo quase hipnótico da dança dos pauliteiros.

Certo é que não vai faltar música tradicional mirandesa, onde brilham os instrumentos tradicionais, como também brilhará a língua mirandesa, em várias iniciativas que pretendem dar a conhecer a língua mirandesa, a par do já tradicional périplo pelas adegas do centro histórico de Miranda do Douro.

Ao longo do festival, os participantes vão ter a oportunidade de conhecer algumas das tradições de inverno do Planalto Mirandês e, claro, deliciar-se com os sabores da gastronomia mirandesa. Isto a somar a muita animação de rua e fogueiras várias para aquecer os festivaleiros.

Este ano o cartaz conta com grupos como os Quinta do Bill, Omiri, Urze de Lume, Pica & Trilha, Porbatuka, Gaiteiros d’Onor e a incontornável Banda Filarmónica de Miranda do Douro.

De referir, ainda, que o festival é organizado pela Associação Recreativa da Juventude Mirandesa, em parceria com diversas entidades locais, associações, empresas e agentes culturais regionais e nacionais.

Ler artigo completo