Próximo CUPRA Formentor será elétrico e vai para os EUA

6 meses atrás 76

A nova geração do Formentor será elétrica e vai chegar no final da década. Será o modelo mais importante da CUPRA.

A próxima geração do CUPRA Formentor, que está planeada lá mais para o final desta década — vai passar a ser elétrica e afirmar-se como uma peça fundamental para a expansão da jovem marca espanhola nos EUA (Estados Unidos da América).

Cupra Formentor Facelift dianteira© Razão Automóvel Fotos espia do facelift do Cupra Formentor

O crossover, que foi lançado em 2020, foi o primeiro modelo a ser desenvolvido de raíz para ser um CUPRA e apresentou-se no mercado com três versões distintas: gasolina, gasóleo e híbrida plug-in.

Desde então, afirmou-se como o modelo mais popular da CUPRA, tendo sido responsável por 120 000 unidades vendidas em 2023, o que representou um aumento de 23% face ao ano anterior.

Mesmo assim, e porque os anos já se começam a fazer notar, este modelo, que atualmente utiliza a plataforma MQB (que serve a maioria dos modelos a combustão e parcialmente eletrificados do Grupo Volkswagen), vai ser alvo de uma atualização ainda no primeiro semestre de 2024:

«Burburinhos» confirmados

Wayne Griffiths, diretor executivo da SEAT e da CUPRA, na conferência anual de resultados da SEAT S.A., não só confirmou que o próximo Formentor será elétrico e que chega “no final da década” como corroborou os rumores de que a marca planeia entrar no mercado americano.

Griffiths foi mais longe e garantiu que o próximo Formentor será um de dois modelos chave para o lançamento da CUPRA nos EUA. O segundo modelo será um SUV elétrico de maiores dimensões que o Tavascan.

“No final da década a CUPRA vai entrar no mercado americano. Nós planeamos lançar uma versão elétrica do Formentor e um SUV elétrico de maiores dimensões.”

Wayne Griffiths, diretor executivo da SEAT e da CUPRA

A entrada da CUPRA nos Estados Unidos da América está prevista para o final da década, com foco nos Estados onde a procura por elétricos é maior.

O que esperar do próximo Formentor?

Além de confirmar que será elétrico, Griffiths adiantou ainda que o próximo CUPRA Formentor poderá vir a utilizar a futura plataforma SSP do Grupo Volkswagen, que vai ser a sucessora das atuais plataformas MEB e PPE.

Contudo, o «patrão» da SEAT e da CUPRA, não esclareceu se apesar da nova versão elétrica do Formentor vão continuar a ser oferecidas variantes com motor a combustão.

Mesmo assim, não será expectável que isso aconteça, uma vez que a jovem marca espanhola já anunciou que será 100% elétrica a partir de 2030.

Até lá, o objetivo é continuar a solidificar as vendas e alcançar a meta dos 500 mil veículos vendidos por ano em 2025. Para ajudar a atingir esse número, a marca prepara-se para lançar, ainda este ano, dois novos modelos, denominados Tavascan e Terramar.

Fonte: Autocar

Sabe esta resposta?
Em que ano o SEAT Toledo venceu pela primeira vez o troféu Carro do Ano em Portugal?
Ler artigo completo