Próximo Mercedes-Benz CLA com motor da Renault e Geely? Parece que sim

1 dia atrás 32

A história parece estar prestes a repetir-se com o próximo Mercedes-Benz CLA que terá um motor vindo da Horse, a joint venture da Renault e Geely.

Não faz muitos anos que vimos a Mercedes-Benz equipar o CLA e os seus restantes modelos de entrada com o famoso 1.5 dCi da Renault. Uma decisão que fez correr muita tinta, desagradando os fãs da marca da estrela, mas que fez as delícias dos antipatizantes.

A parceria franco-alemã estendeu-se ainda ao desenvolvimento conjunto do motor a gasolina de 1,33 l, que ainda hoje é usado por muitos modelos da Renault, Mercedes-Benz e também da Nissan e Mitsubishi. É assim o dia a dia da indústria: acordos e parcerias para potenciar as sinergias e retorno sobre os investimentos.

Agora, parece que a história está prestes a repetir-se, como avança o CarNewsChina. O próximo Mercedes-Benz CLA, a chegar em 2025, terá um motor de combustão da HORSE Powertrain Limited, a joint venture firmada entre o Grupo Renault e a chinesa Geely para o desenvolvimento e produção de motorizações a combustão, sistemas híbridos e tecnologias associadas.

Mercedes-Benz CLA antevisão traseira© Mercedes-Benz (Instagram)

Que motor é esse?

O motor em si trata-se de um bloco de quatro cilindros a gasolina, com 2,0 l, turbo e, de acordo com a publicação chinesa, terá 250 cv de potência e 360 Nm de binário. Ao que consta, fará parte de um sistema mild-hybrid de 48 V, com o motor-gerador elétrico integrado na caixa de velocidades automática.

Apesar de estar a ser dada particular ênfase à natureza 100% elétrica do próximo Mercedes-Benz CLA — vai estrear a nova plataforma MMA, que dá prioridade às motorizações elétricas —, sabe-se que aceitará também motorizações (praticamente) só a combustão. É aqui que «encaixa» este novo motor a gasolina.

A logística, no entanto, parece que vai ser complexa. O motor será produzido na China, enviado para a Alemanha (local de produção do CLA) e só aqui é que será adicionado o catalisador (em conformidade com as normas europeias) antes de ser instalado no veículo.

Porquê recorrer à HORSE?

A Mercedes-Benz tem atualmente em catálogo um motor a gasolina equivalente, com o mesmo número de cilindros e capacidade, que equipa não só o CLA atual, como modelos mais recentes: Classe C e Classe E, por exemplo.

Só podemos especular o porquê de recorrer à joint venture do Grupo Renault e Geely. Talvez seja simplesmente uma questão de custos, já que retira à Mercedes-Benz o ónus de evoluir o motor para ficar em conformidade com a norma Euro 7 (entra em vigor a 29 de novembro de 2026).

Por outro lado, não nos podemos esquecer que Li Shufu, o fundador e «patrão» da Geely, tem a título particular, uma participação de quase 10% da Mercedes-Benz. E as relações entre os dois grupos estendem-se também à propriedade partilhada (50/50) da Smart.

Teremos de aguardar pelo início de 2025, na revelação do novo Mercedes-Benz CLA, para confirmar esta informação. Ainda de acordo com o CarNewsChina, é provável que tenhamos de esperar mais algum tempo, com as versões elétricas do CLA a serem as primeiras a chegar, enquanto esta a combustão poderá chegar só em 2026.

Fonte: CarNewsChina

Ler artigo completo