PSP apreende 485 kg de explosivos em operação de fiscalização a pedreiras

2 horas atrás 14

Total de contraordenações este ano é o dobro do registado em 2023 (oito) e os cerca de 485 quilos de explosivos apreendidos são seis vezes mais do que os 75 quilos de 2023 e quase cinco vezes mais do que os 100 quilos de 2022. 

Um total de 485 quilos de explosivos foram apreendidos pela Polícia de Segurança Pública (PSP), que elaborou 16 autos de contraordenação por incumprimentos da legislação aplicável ao setor das pedreiras.  

Em comunicado, esta quarta-feira divulgado, a força de segurança informa que a operação nacional ‘Pedreiras em Segurança’ promoveu “98 ações de fiscalização em locais de consumo de explosivos de utilização civil, nomeadamente locais onde se proceda à exploração de massas minerais, bem como extração de inertes”, das quais resultaram apreensões de 485,54 quilos de explosivos, assim como de outros materiais e a abertura de 16 autos de contraordenação. 

Além disso, a força de segurança promoveu 79 detonadores, 40 quilos de pólvora, 617 metros de cordão detonante, 445 metros de rastilho e 30 ligadores, números que em praticamente todos os casos superam as apreensões feitas nas operações nacionais de 2023 e 2022 com os mesmos objetivos de fiscalização. 

A nota refere também que o total de contraordenações este ano é o dobro do registado em 2023 (oito) e os cerca de 485 quilos de explosivos apreendidos são seis vezes mais do que os 75 quilos de 2023 e quase cinco vezes mais do que os 100 quilos de 2022. 

“Com este tipo de atividade operacional seletiva a PSP pretende reforçar a segurança pública e o sentimento de segurança; sensibilizar a indústria extrativa, e demais operadores, para a importância do cumprimento dos normativos legais existentes referentes à utilização de explosivos de utilização civil; bem como, contribuir para a redução de acidentes que envolvem o recurso a explosivos de utilização civil”, explicou a polícia no comunicado. 

Ler artigo completo