PSP faz mais de 1.500 detenções (em 4 anos) por furtos em casas e carros

3 meses atrás 78

A Polícia de Segurança Pública (PSP) deteve, nos últimos 4 anos, 1.399 suspeitos de crimes contra a propriedade, nomeadamente por suspeita de furto em interior de residência e por suspeita de furto em interior de viatura.

No primeiro quadrimestre de 2024, foram já detidos, em flagrante delito, 105 suspeitos da prática deste tipo de crimes (71 por furtos em interior de viatura e 34 por furtos em residências).

Segundo comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso, além das detenções efetivadas, entre 2020 e 2023, a PSP identificou 2.655 suspeitos da prática de furto em interior de residência sem arrombamento, escalamento ou chave falsa, 2.138 suspeitos da prática de furto em interior de residência com arrombamento, escalamento ou chave falsa e 2782 suspeitos da prática de furto em interior de viatura.

No mesmo período, a PSP registou 7.614 crimes de furto em interior de residência (sem arrombamento, escalamento ou chaves falsas), 16.714 crimes de furto em interior de residência (com arrombamento, escalamento ou chaves falsas) e 51.361 crimes de furto em interior de viatura.

No primeiro quadrimestre de 2024 foram registadas 596 denúncias de furto em interior de residência sem arrombamento, 1101 denúncias de furto em interior de residência com arrombamento e 4.241 denúncias relacionadas com furtos em interior de viatura.

Verifica-se ainda que em 2023 houve um decréscimo do número de crimes registados em cada uma das tipologias apresentadas, mantendo-se a tendência decrescente no presente ano.

Nestes casos, a PSP aconselha:

Ao sair de casa, certifique-se que deixa todas as portas e janelas devidamente fechadas e trancadas; Utilize sistemas de alarme e luzes exteriores automáticas; Recorra a pequenos truques que criem a ilusão de que se encontram pessoas no interior da residência:
-Manter alguma roupa estendida;
- Recorrer a algum tipo de iluminação de presença;
- Solicitar a um vizinho que recolha o correio para que o mesmo não se acumule e se torne visível;
-Evite divulgar as suas rotinas diárias e períodos de ausência nas redes sociais. Se quiser fazer publicações sobre locais de férias ou passeios, faça-o apenas após o seu regresso;
-Guarde objetos de valor em cofres que fiquem aparafusados a paredes ou chão;
-Evite ter quantias avultadas de dinheiro em casa;
- Anote características sobre pessoas ou veículos que detete na sua rua e que lhe pareçam suspeitos, transmitindo essas informações à PSP; Mantenha contactos de emergência e da Esquadra da sua área de residência em locais de fácil acesso.

Se for vítima de furto:

Se chegar a casa e encontrar uma janela aberta/partida ou a porta aberta (de forma inexplicável) não entre, pois o suspeito pode estar no interior; Chame imediatamente a Polícia; Não toque em nada, nem faça limpezas até que a Polícia inspecione o local e proceda à recolha de todos os vestígios que possam servir como meio de prova para identificar os suspeitos; Os mesmos conselhos aplicam-se para o caso da sua viatura ser alvo de furto no interior.

Leia Também: PSP detém homem em Faro após situações de "desordem" e disparos

Ler artigo completo