Publicidade na lua? Não é sonho e está quase a tornar-se realidade

1 semana atrás 38

A publicidade vai chegar brevemente à lua. Sim, leu bem. À lua. Aquele satélite que gira em torno da Terra… Como? Em 2026, um novo rover lunar poderá lá chegar através da Space X, embora ainda esteja a ser construído. Entretanto, já foi assinado um acordo entre a californiana Astrolab e a agência Group of Humans, que poderá possibilitar às marcas um lugar de destaque no céu.

«As marcas podem realmente destacar-se ao colocarem-se nesta situação em que não há atmosfera e a gravidade é limitada», diz Rob Noble, fundador da Group of Humans, ao The Times. «Estão a expor os seus produtos a todos os tipos de extremos, que ajudarão a aprender e a provar aos consumidores que é realmente duradouro.»

A Astrolab afirma, segundo o The Independent, que o seu rover é o “maior e mais capaz rover de sempre para viajar para a Lua”, capaz de transportar até 1,5 toneladas de equipamento e viajar até 24 quilómetros por hora.

A startup prevê que o veículo seja utilizado para ajudar a estabelecer uma base humana na lua, com a Nasa a esperar estabelecer uma presença lunar permanente como parte da sua missão Artemis. As estimativas da Agência Espacial Europeia sugerem que a economia lunar poderá valer cerca de 142 mil milhões de euros até 2040.

De acordo com a mesma fonte, esta não é a primeira vez que uma empresa promete colocar publicidade no satélite planetário, já que em 2019 a PepsiCo revelou que a sua subsidiária russa tinha acordado uma parceria com a startup espacial StartRocket.

A ideia era utilizar uma série de micro-satélites para projectar os logotipos das empresas na órbita terrestre, tornando-os visíveis em vastas áreas da Terra. A proposta levou a que algumas pessoas apelassem a um boicote aos produtos da PepsiCo, a fim de dissuadir a multinacional de criar “poluição espacial”. Eventualmente, a empresa desistiu da ideia, mas a StartRocket parece continuar investida na ideia.



Ler artigo completo