Puigdemont confirma que será candidato pelo Junts nas eleições catalãs

6 meses atrás 90

O ex-presidente do governo autónomo da Catalunha Carles Puigdemont será candidato às eleições de 12 de maio para a Generalitat, pelo partido Junts per Catalunya. A confirmação partiu do próprio, em conferência de imprensa na localidade francesa de Elna, junto à fronteira com Espanha, nesta quinta-feira.

"Não poderia explicar que após estar no exílio, agora que temos a oportunidade de optar pela presidência, a rejeitasse por razões de conforto pessoal", disse, citado pelo diário espanhol ABC.

Nas mesmas declarações, oficializou: "Por isso decidi apresentar-me às próximas eleições na Catalunha e apresentar a minha recandidatura à Generalitat".

A lei da amnistia para os separatistas catalães não deverá ainda estar em vigor em 12 de maio, no entanto.

Depois de a expatriação de Puigdemont para Espanha, a pedido da justiça espanhola, ter sido recusada por vários países europeus, o ex-presidente da Generalitat só tem neste momento ativo um mandado de detenção em território nacional.

Países como Alemanha ou Itália recusaram entregar Puigdemont à justiça espanhola por ser procurado por sedição, um crime que não existe na generalidade dos códigos penais europeus por ser considerado uma violação de direitos e liberdades fundamentais, como a livre reunião. A sedição foi retirada do Código Penal espanhol em janeiro de 2022.

Leia Também: Puigdemont. Os pontos essenciais do provável retorno à política espanhola

Ler artigo completo