Quando a ‘governance’ se cruza com o ‘compliance’

2 meses atrás 70

Boa Governança : Videocast do JE e do IPCG recebeu Nuno Moraes Bastos, presidente do Observatório Português de Compliance e Regulatório.

O jurista e professor universitário Nuno Moraes Bastos é o convidado da edição de agosto do videocast Boa Governança, a que pode assistir esta sexta-feira em www.jornaleconomico.pt, através do Qr Code nesta página e no Spotify e outras plataformas.

O presidente do Observatório Português de Compliance e Regulatório esteve à conversa com Filipe Alves e José Costa Pinto, respetivamente diretor do JE e membro da direção do Instituto Português de Corporate Governance (IPCG). Em análise estiveram os pontos de contacto entre a governance e o compliance, que José Costa Pinto apelidou de “govliance”.

Durante o programa, Nuno Moraes Bastos defendeu que o cumprimento de regras de compliance em áreas como o combate ao branqueamento de capitais e a defesa dos direitos humanos nas cadeias de abastecimento das empresas já não são aspetos “nice to have”, mas sim regras e recomendações que devem ser respeitadas de modo a criar valor para a empresa e os seus stakeholders. O facto de muitos investidores institucionais, como fundos de pensões, darem cada vez mais importância aos critérios de sustentabilidade ambiental, social e de governance (ESG), faz com que os membros dos órgãos sociais das empresas tenham de olhar para estes temas com outros olhos.

Neste segundo episódio do Boa Governança, tivemos ainda tempo para analisar a situação da Inapa e para recordar aquele que foi um dos primeiros grandes escândalos financeiros do capitalismo, o colapso da Companhia dos Mares do Sul, em 1720. Um caso que, segundo José Costa Pinto, tem muitas semelhanças com outros que continuam a acontecer nos nossos dias, como a falta de estruturas eficazes de governance, a manipulação da informação que é prestada ao mercado e a promiscuidade entre algumas empresas e o poder político. “A condição humana potencia este tipo de situações e uma governance eficaz é fundamental para defender os interesses dos investidores”, disse o também advogado.

O Boa Governança é um videocast produzido em parceria entre o JE e o IPCG, com apresentação de Filipe Alves e José Costa Pinto. Assista em vídeo ou ouça em podcast.

Ler artigo completo