“Quanto da cobertura de seguros sobrevive por haver esta crise no SNS?”

2 meses atrás 77

Já está disponível mais um episódio do InNova Talks dedicado aos desafios do sector dos seguros em Portugal.

Neste episódio, do novo programa d’O Jornal Económico, Pedro Pita Barros, professor da Nova SBE, Carla Benedito, diretora-geral Takeda em Portugal e Carlos Martins, CEO da Sabseg debatem o futuro dos seguros numa conversa moderada por Filipe Alves, diretor d’O Jornal Económico.

Um dos temas em destaque neste episódio é o aumento dos custos dos seguros, com Pedro Pita Barros a afirmar que há circunstâncias que justificam pelo menos parte desse aumento. O que o professor da Nova SBE não duvida é que terá de haver inovação no sector, de forma a conseguir responder ao aumento dos desafios na saúde, sobretudo porque, como afirmou, o sistema de seguros não pode depender do mau funcionamento do Sistema Nacional de Saúde (SNS).

O aumento desses desafios foi sublinhado por Carlos Martins, que salientou o aumento de doenças crónicas e o impacto desse aumento nos custos dos seguros para as empresas. O diretor-geral da Sabseg salientou o aumento dos custos da saúde nos últimos três anos.

Carlos Martins sublinhou que é preciso um equilíbrio entre os benefícios das empresas para os trabalhadores e a sustentabilidade e a possibilidade de manutenção do benefício. Este equilíbrio irá obrigar à progressividade, ao cofinanciamento e aos aumentos das franquias. Outra das soluções passa por dissuasores da cobertura de consumo, permitindo o aumento das coberturas de risco, mesmo que os custos tenham de ser partilhados entre empresas e trabalhadores

Carla Benedito referiu o impacto da mudança de mentalidade entre as gerações mais novas, sobretudo no que toca às questões ambientais, para a atração e retenção de talento, fator essencial para a inovação das empresas.

Pode assistir aqui a este episódio do InNova Talks e rever o primeiro episódio, que abordou os problemas do Sistema Nacional de Saúde.

Ler artigo completo