Quatro espetáculos piromusicais vão animar a Baixa do Funchal

3 meses atrás 74

De acordo com a Secretaria Regional de Turismo e Cultura, tutelada por Eduardo Jesus, nos primeiros três sábados do mês (1, 08 e 15) as prestações piromusicais, com duração de 20 minutos, ficam a cargo de Itália, França e Inglaterra, que integram o concurso internacional de fogo-de-artifício, enquanto no dia 22 de junho o espetáculo é da responsabilidade da empresa organizadora do evento.

Em jogo estão o Troféu do Atlântico, atribuído por um júri, e o Troféu Madeira Tão Tua, escolhido pelo público, que poderá votar através de tômbolas colocadas no centro comercial Plaza Madeira, no Posto de Informação Turística da Direção Regional do Turismo, na Avenida Arriaga, assim como na noite de cada espetáculo, no cais do Funchal.

Os resultados do concurso internacional de fogo-de-artifício serão conhecidos no dia 22 de junho.

Os italianos apresentam um espetáculo sob o tema "O Ciclo da Vida", França traz à região "Eletro Swing" e os ingleses "Décadas", enquanto a Macedos Pirotecnia, empresa organizadora do evento, termina com o tema "Quimera", que também será apresentado na ilha do Porto Santo em 23 de junho.

O Governo da Madeira perspetiva uma ocupação hoteleira de 91% para todos os fins de semana do cartaz, um aumento de 1% face ao mesmo período do ano passado.

Também integrado no Festival do Atlântico, realiza-se em 7 de junho um espetáculo pirotécnico denominado "Fogo da Purificação", no concelho de Machico, no âmbito do Mercado Quinhentista.

A Secretaria Regional destaca igualmente o Mercadinho 'sunset' de verão, instalado na Praça do Povo, no centro do Funchal, aberto todos os dias entre as 16h00 e as 00h00, sendo que às sextas e sábados encerra uma hora mais tarde.

Estão programadas emissões de rádio, 19 concertos, e animação com DJ, indica a tutela, acrescentando que nos dias 21, 22 e 23 de junho, às 21h30, decorrerem espetáculos de artes circenses sob o tema 'Sky Light'.

"Será uma performance vanguardista que combina dança contemporânea, acrobacias, percussão e artes circenses em um espetáculo que atravessa os elementos do sol, água e fogo ao longo de 45 minutos de uma viagem única e mágica", refere.

Como novidade da edição de 2024 do Festival do Atlântico, o projeto Ópera no Pico decorrerá na Fortaleza São João do Pico em 1, 8, 15 e 22 de junho, com um custo de cinco euros que reverte para a organização, a Associação Cultural e Artística Imperatriz Sissy.

Leia Também: Do balão de ar quente, ao fogo de artifício. A festa 'rija' do Sporting

Ler artigo completo