Quatro mortos em tornados aquando da passagem de furacão pela Florida

2 horas atrás 12

"Dois tornados confirmados tocaram terra antes da chegada do furacão Milton, na quarta-feira, 09 de outubro", indicou o condado de St. Lucie, na costa leste da península, no seu 'site' da Internet, acrescentando que "o médico legista de St. Lucie confirmou que esses tornados causaram quatro mortes".

O furacão Milton que, ao passar pela Florida, perdeu intensidade e desceu para a categoria 1, deixou sem energia pelo menos 2,6 milhões de clientes na Florida, segundo o levantamento realizado pelo portal especializado PowerOutage, sendo os concelhos de Pinellas, Manatee e Hillsborough os mais afetados.

Os cortes de energia aumentaram durante a noite, e várias cidades, como Saint Petersburgh, sofreram também cortes no abastecimento de água.

O furacão chegou a ter rajadas de ventos máximos sustentados de 144 quilómetros por hora, referiram as autoridades.

De acordo com a última atualização do Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, na sigla em inglês), o furacão perdeu força hoje de manhã e moveu-se de leste para nordeste a cerca de 25 quilómetros por hora.

O NHC alertou que o estado de emergência se mantém, devido à grande quantidade de chuva que o furacão deixou no seu rasto.

O furacão atingiu a costa norte-americana na quarta-feira como uma tempestade de categoria 3 perto de Siesta Key, na costa oeste da Florida, por volta das 20:30 locais (01:30 de hoje em Lisboa).

Os danos causados pelos ventos do furacão Milton atingiram também a costa leste da Florida, depois de terem devastado especialmente a baía de Tampa, por onde tocou terra no país.

Os alertas de inundações repentinas e deslizamentos de terra mantêm-se devido à quantidade de chuva deixada pelo furacão Milton.

Leia Também: Pelo menos dois mortos na passagem do furacão Milton pela Florida

Ler artigo completo