Que final de corrida de loucos no Moto2, com três líderes diferentes na última volta e Celestino Vietti a bater Arón Canet por 0.029s! (c/vídeo)

2 horas atrás 25

Inacreditável, que corrida absolutamente de loucos em Misano no Moto2, uma das melhores da época e com um final completamente de suster a respiração! Celestino Vietti venceu perante o seu público depois de bater Arón Canet na reta final, por apenas 0.029s!

As condições estavam muito boas para a corrida de Moto2, que tinha Arón Canet como autor da pole position, Joe Roberts e Tony Arbolino completavam a primeira fila da grelha, com Celestino Vietti, Jake Dixon e Fermín Aldeguer na segunda.

No arranque o destaque foi Arbolino que rapidamente passou para a frente da corrida e tentou desde logo ganhar vantagem à concorrência. Vietti era segundo e Canet terceiro, Ai Ogura quarto, Aldeguer quinto e Roberts sexto.

Ainda na primeira volta Arbolino já havia conseguido ganhar 0.6s de vantagem sobre Vietti, com esta a aumentar em 0.2s na segunda. Zonta VD Goorbergh foi o primeiro a ir ao chão, na curva 14, com duas voltas realizadas em Misano

Com 18 voltas para o final, Deniz Oncu foi o próximo a cair, numa fase da corrida em que Vietti havia recuperado algum tempo a Arbolino, com a diferença agora entre ambos a ser de pouco mais de meio segundo.

Seguiu-se a queda de Jaume Masiá, na curva 4, e não tardou para que Sergio García também fosse ao chão, tal como Dixon, ambos na sexta volta da corrida, dois dos principais candidatos à vitória no campeonato.

Entretanto Aldeguer juntava-se a Dennis Foggia, entre os pilotos que tinham um aviso por exceder os limites de pista, e segundos depois Alex Escrig cumpria uma Long Lap, pelas mesmas razões dos adversários.

Com a corrida a chegar praticamente a meio o top seis mantinha-se inalterado, mas a diferença de Vietti para Arbolino era cada vez menor, a ser pouco mais de dois décimos, nesta fase.

Vietti mantinha-se na perseguição, mas aos poucos quem estava também a juntar-se à dupla da frente era Canet: Vietti estava a 0.179s de Arbolino, e Canet estava a 0.4s.

E de forma inesperada, Vietti teve um erro com a sua moto, onde pareceu perder durante 1s o controlo da dianteira da sua moto e Canet ultrapassou, chegando assim ao segundo lugar, o que valeu uma vantagem de 0.5s para Arbolino, na frente.

A corrida ganhava vida e Vietti ia atrás de Canet, com os dois a estarem separados por 0.158s. Arbolino liderava com 0.251s sobre o #44. Quatro voltas para o final!

Agora sim, finalmente haviam mexidas! Arbolino foi um pouco largo e de uma assentada só Canet e Vietti ultrapassaram, com Canet na frente mas Vietti também ele a estar, durante um segundo na liderança, mas Canet respondeu e retomou a liderança de imediato. Segundos depois Vietti voltava a sofrer, tal como anteriormente mas mantinha-se na moto, mas abriu «a porta» a Arbolino, que ascendeu assim à segunda posição.

Vietti estava agora a 0.4s da dupla da frente, e segundos depois Arbolino tinha um pequeno erro mas continuava colado a Canet. Faltavam duas voltas agora para o final.

Dentro da segunda volta Arbolino voltava à liderança, mas saiu largo e Canet por dentro voltou à dianteira da corrida durante um par de segundos já que Arbolino foi, novamente, para a frente. Que final de corrida este!

Arbolino estava a ganhar alguma distância para a dupa de perseguidores mas à entrada do último setor da última volta saía largo uma vez mais e era ultrapassado por Canet e Vietti, que agora estavam praticamente colados um ao outro!

Na última curva, Vietti colocou-se ao lado de Canet e era a reta até ao final, os segundos finais e aí… Vietti venceu e assegurou o triunfo por 0.029s

Ler artigo completo