Quem é Bruno Gonçalves, o mais jovem eurodeputado português?

3 meses atrás 103

Europeias 2024

O Partido Socialista (PS) foi o grande vencedor das eleições europeias em território nacional com oito eurodeputados eleitos para o Parlamento Europeu. Entre os vários representantes está Bruno Gonçalves de 27 anos, o mais jovem eurodeputado português. De António Costa a Pedro Sánchez, o jovem socialista sempre se fez rodear pelas pessoas certas. Garante que se irá dedicar às "causas da sua geração".

Quem é Bruno Gonçalves, o mais jovem eurodeputado português?

JOSE SENA GOULAO

Aos 27 anos, Bruno Gonçalves não é apenas o número quatro do Partido Socialista (PS) no Parlamento Europeu - é também o mais jovem eurodeputado português. Para muitos é um nome desconhecido do círculo político mediático, mas já conta com um longo currículo na área da política internacional.

Nas redes sociais referiu-se à vitória do Partido Socialista (PS) como uma "grande vitória" não só do partido mas de todos os "jovens portugueses".

"Mostramos que é possível uma nova forma de fazer política e contamos contigo para continuar este caminho!", acrescentou o jovem eurodeputado.

Em declarações à SIC Notícias, revelou estar bastante satisfeito com a "diminuição da extrema-direita" pelo "bem da democracia na Europa". Revelou ainda alguns dos planos que tem para o futuro quando entrar pela "porta-grande" do Parlamento Europeu.

"Pode-se esperar compromisso, trabalho e dedicação às causas da nossa geração, nomeadamente na reindustrialização da Europa e num plano para a habitação acessível a nível europeu."

Com experiência política a nível internacional, Bruno Gonçalves falou da importância de levar uma bagagem assente na "visão ampla do mundo" e que "permita trabalhar na resolução de conflitos e, sobretudo, em conquistas para os portugueses."

Do norte do país para o resto da Europa

O mais jovem eurodeputado português é, curiosamente, natural de Braga que, há poucos anos, foi considerado o distrito mais jovem do país. Mestre em Engenharia Mecânica pela Universidade do Minho, foi líder da Juventude Socialista de Braga e atualmente é Secretário-Geral dos jovens da União Internacional da Juventude Socialista (IUSY).

A IUSY é considerada como "a maior organização política de juventude a nível mundial" por integrar mais de "10 milhões de membros diretos ou indiretos em cerca de 110 países" em todo o mundo. Enquanto ocupava este cargo foi também eleito como Vice-Presidente da Internacional Socialista.

Longe das luzes da ribalta mas rodeado pelas personalidades certas

O jovem Bruno Gonçalves aparece várias vezes ao lado das mais importantes figuras socialistas tanto no plano nacional como internacional. Desde encontros com o antigo primeiro-ministro, António Costa ao antigo Diretor-Geral da Organização Internacional para as Migrações, António Vitorino.

No contexto internacional também já se fez acompanhar pelo primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez e a socialista chilena, Isabel Allende Bussi.

Um jovem como os outros, defensor da paz e contra os conflitos

Durante a campanha eleitoral do Partido Socialista (PS) às eleições europeias, Bruno Gonçalves adotou uma posição clara quanto ao reconhecimento do Estado da Palestina, que já visitou pelo menos três vezes.

Mesmo na grande noite eleitoral, o jovem eurodeputado fez-se acompanhar de um cachecol ao pescoço alusivo à causa palestiniana. Assumidamente defensor dos Direitos do Homem e da Mulher, já passou por países como a Suazilândia, Nicarágua, Venezuela.

Ler artigo completo