Quem é quem? Eis as caras do novo Governo (que toma posse para a semana)

4 semanas atrás 51

A composição do XXIV Governo foi conhecida esta quinta-feira, depois de o primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, ter apresentados os nomes ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Este novo Executivo conta com 17 ministérios, que foram ocupados na sua maioria por homens. Os nomes escolhidos para os responsáveis da pasta foram, na sua maioria, alvo de críticas, devido a alguma 'proximidade'.

Durante as reações, os partidos disseram que este era um Governo essencialmente composto por elementos da  "cúpula" do Partido Social Democrata, e com pouca representação da sociedade civil.

Governo "cheira a passado", mas tem "experiência". Partidos já falaram

Depois de um percalço na página da Presidência da República, as primeiras reações aos nomes (e pastas) escolhidos para o XXIV Governo Constitucional apressaram-se a chegar e, apesar dos pontos positivos, não faltaram criticas.

Daniela Filipe | 21:48 - 28/03/2024

Mas para além dos nomes que foram hoje conhecidos, quem são os novos governantes, que tomarão posse já na próxima semana, a 2 de abril? Abaixo, eis a lista dos novos ministros (pode ver as fotografias dos mesmos na galeria acima):

Ministro de Estado e de Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel; Ministro de Estado e das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento; Ministro da Presidência, António Leitão Amaro; Ministro Adjunto e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida; Ministro dos Assuntos Parlamentares, Pedro Duarte; Ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo; Ministra da Justiça, Rita Júdice; Ministra da Administração Interna, Margarida Blasco; Ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre; Ministra da Saúde, Ana Paula Martins; Ministra das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz; Ministro da Economia, Pedro Reis; Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Maria do Rosário Palma Ramalho; Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho; Ministra da Juventude e Modernização, Margarida Balseiro Lopes; Ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes; Ministra da Cultura, Dalila Rodrigues

Leia Também: 17 pastas, 10 homens, sete mulheres. Eis o XXIV Governo Constitucional

Ler artigo completo