Quem é Zeki Amdouni? O novo herdeiro helvético da coroa encarnada

3 semanas atrás 44

Mohamed Zeki Amdouni aterrou, na passada quarta-feira, no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, para dar início a mais uma etapa na sua carreira. A pressão exercida pelos adeptos do Benfica será acrescida, mas o jovem avançado já deu excelentes indicações em dois contextos distintos. No entanto, para os adeptos do desporto-rei que desconhecem o seu enorme potencial surge uma interrogação: quem é (e como joga) a nova aposta do encarnados para a frente de ataque?

Amdouni nasceu em Genébra, na Suíça. No entanto, o avançado possui dupla nacionalidade turca, fruto do país de origem dos seus progenitores. A nova coqueluche da Luz começou o seu percurso futebolístico no Meyrin FC, uma equipa modesta da respetiva nação, mas é no Etoile Carouge que se estreia enquanto profissional, na quarta divisão, a título de empréstimo.

As boas prestações no respetivo conjuntivo acabaram por despertar o interesse do Stade-Lausanne, que contratou o ponta de lança quando o mesmo tinha, apenas, 19 anos, em 2019/20. Apesar da tenra idade, o reforço foi bastante utilizado no segundo escalão do futebol helvético. Foram 26 os jogos realizados na época de estreia, tendo somado quatro promissores golos.

É internacional suíço @Getty /

No balneário, Amdouni já ouvia com frequência a língua portuguesa. O protagonista desta história partilhou os relvados com os guarda-redes João Barroca e José Moreira, bem como com Joël Monteiro, atleta luso que representa o colosso Young Boys. A verdade é que na sua segunda temporada, sendo dono de uma maior maturidade, Amdouni abriu a Caixa de Pandora das finalizações certeiras...

Nos 35 jogos disputados, o jovem jogador fez o gosto ao pé em 11 ocasiões distintas, ajudando o seu conjunto a alcançar o terceiro posto da equilibrada Liga. Este rendimento individual muito positivo não passou despercebido às formações do primeiro escalão, que o diga o Laussane-Sport, clube vizinho. Os bleu et blanc garantiram o passe do jogador em 2021, a custo zero, num negócio que se viria a provar muito vantajoso.

Zeki Amdouni
Burnley
Total

39 Jogos  2131 Minutos

ver mais >

Falava-se de uma jornada de adaptação, mas Amdouni tapou os ouvidos e, como quem não quer a coisa, celebrou por 15 vezes. O FC Basel, incomodado por ter terminado o campeonato no segundo lugar, empenhou-se a arranjar poder de fogo, algo que ficou a faltar após a saída de Arthur Cabral, atual jogador das águias, para a Fiorentina, no mercado de inverno, por uma verba bastante significativa: 15.5 milhões de euros.

Desta forma, os rot-blau depositaram um voto de confiança no ex-LS, que não desiludiu. Emprestado, o menino Zeki mudou a localização dos holofotes, de forma a estarem todos apontados para si. Caro leitor, o registo é notável: 22 tentos e cinco assistências, em 52 partidas. Uma dose de comemorações que o levaram a estar no topo da pirâmide na lista de marcadores da Conference League. Curiosamente, com os mesmos sete golos que... Arthur Cabral, um rosto familiar.

Amdouni já não era uma aposta, mas sim uma certeza. Como tal, o Burnley investiu as fichas na sua aquisição, desembolsando 18.6 milhões de euros, um valor bastante avultado. Contudo, os sete golos, nos 39 compromissos, não convenceram a direção dos clarets, que acharam por bem ceder o ativo. Destaque, ainda, para as constantes oportunidades na seleção suíça, que têm sido bastante meritórias. Em 19 internacionalizações, o matador anotou sete golos, com a grande maioria a terem surgido na qualificação para o Euro 2024.

Como joga?

Mobilidade. Uma característica que corresponde às ações de Amdouni no terreno de jogo. O camisola '25' não tem medo de baixar no campo, de forma a receber o esférico em zonas mais desocupadas. Ao ver o jogo numa posição mais recuada, o avançado consegue colocar em prática toda a sua apurada leitura e visão, desmarcando, em múltiplas ocasiões, os companheiros com passes disruptivos.

Suíço tem golo @Getty /

Tal como seria expectável, o suíço é mortífero na hora de visar a baliza, mostrando uma grande facilidade em rematar tanto com o pé direito, o seu predileto, ou esquerdo. Para além disso, atleta de 23 anos não mostra qualquer receio em premir o gatilho na meia distância. Dono de um disparo violento, o ponta de lança utiliza com frequência esta arma quando não consegue arranjar espaço para ingressar na área contrária.

Fruto da sua qualidade técnica, o respetivo futebolista consegue jogar perfeitamente atrás do elemento mais adiantado, uma função que deverá desempenhar no clube da capital portuguesa. Amdouni será o ponto de abrigo de Vangelis Pavlidis, tendo as condições necessárias para fazer um dupla temível com o internacional grego. Haris Seferovic foi o último herdeiro da linhagem suíça, conhecendo na perfeição o suave aroma do tiro certeiro. 

Os sinais concedidos pela pérola helvética são bastante satisfatórios. Veremos se o emblema da Luz irá conseguir exponenciar todas as suas habilidades. 

Ler artigo completo