"Adoro astronomia". Aos 105 anos, Biser 'caça' eclipses (há décadas)

5 meses atrás 74

Laverne Biser começou a ‘caçar’ eclipses em 1963, quando fez as malas em direção ao Maine, nos Estados Unidos, para assistir a este fenómeno pela primeira vez.

Segundo o homem, de 105 anos, conta à CBS News, mais de seis décadas depois de ter começado a ‘perseguir’ estes fenómenos a sua paixão continua, e também permanece a registar as situações em fotografias.

"É o meu orgulho e alegria porque são difíceis de tirar", referiu à imprensa norte-americana, detalhando: “Tens de colocar a tua máquina em direção a um céu escuro… e esperas apontar na direção certa”.

Laverne Biser is ready to watch his thirteenth eclipse...and he's got advice for everyone else watching April 8! https://t.co/lMxFs6ute6

— CBS News Texas (@CBSNewsTexas) March 28, 2024

Uma das suas imagens favoritas foi tirada em 1979 durante um eclipse em Williston, no estado norte-americano de Dakota do Sul.

Segundo o que Biser explicou à CBS, o que tornou este eclipse tão especial foi o facto de ter sido assistido do seu quintal.

O homem aconselha quem assistir a estes fenómenos, que o façam até ao fim, com segurança. "Vão dizer: ‘Quero ver mais destes’", contou.

Este amor pelo fenómenos celestes fez com que o homem desenvolvesse outras capacidades, como desenvolver um telescópio. Um dos maiores foi feito nos anos 60 e tem quase dois metros. "Construí-o totalmente", explicou o homem, que é licenciado em engenharia mecânica desde 1942. Antes dos telescópios, Biser construía aviões. "Adoro astronomia. Adorava as minhas aulas de ciências", recordou.

O homem vai assistir em abril ao seu 13.º eclipse. "Tenho quase 106 anos. Eles não surgem muito. Posso não ter tempo para ver mais nenhum", afirmou.

Leia Também: Na Madeira, novo pai mais jovem de 2022 tinha 17 anos e mais velho 68

Ler artigo completo