"Ato bárbaro" e "vil". As reações ao ataque ao primeiro-ministro eslovaco

5 meses atrás 155

O primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico, foi baleado, esta quarta-feira, 15 de maio, no peito e na barriga, em Handlova, após uma reunião com o governo.

O governante foi transportado para o hospital e, de acordo com uma publicação feita na sua página oficial do Facebook, "encontra-se atualmente em risco de vida", depois de ter sido "baleado várias vezes".

Já o suspeito foi detido pelas autoridades.

Entretanto, começam a surgir algumas reações ao tiroteio. A presidente do país, Zuzana Caputova, já condenou o "brutal" ataque, desejando as rápidas melhoras a Robert Fico.

"Estou absolutamente chocada com o ataque brutal de hoje ao primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico, que condeno com toda a veemência. Desejo-lhe muita força neste momento crítico e uma recuperação rápida. Os meus pensamentos estão também com a sua família e entes queridos", lê-se na rede social X.

Utterly shocked by today's brutal attack on #Slovakia’s Prime Minister Robert Fico, which I condemn in strongest possible terms.

I wish him lot of strength in this critical moment and early recovery. My thoughts are also with his family and close ones.

— Zuzana Čaputová (@ZuzanaCaputova) May 15, 2024

Já Michal Simecka, líder da oposição da Eslováquia, mostrou-se "chocado e horrorizado", através de um tweet, realçando que qualquer tipo de violência deve ser "inequívoca e veemente" condenada.

Som šokovaný a zhrozený streľbou na premiéra Roberta Fica v Handlovej. Akékoľvek násilie jednoznačne a ostro odsudzujeme. Veríme, že premiér Fico bude v poriadku a že tento hrozný čin bude čo najskôr objasnený.

— Michal Šimečka (@MSimecka) May 15, 2024

Por cá, o primeiro-ministro, Luís Montenegro, condenou o "ato inaceitável e bárbaro de violência política" contra o seu homólogo eslovaco e desejou o seu "total restabelecimento".

"Em nome de Portugal e em meu nome, expresso toda a solidariedade ao meu colega Robert Fico, primeiro-ministro da Eslováquia, desejando o seu total restabelecimento. Condenamos com toda a veemência este ato inaceitável e bárbaro de violência política", lê-se numa mensagem divulgada na conta oficial de Luís Montenegro na rede social X.

Em nome de Portugal e em meu nome, expresso toda a solidariedade ao meu colega Robert Fico, Primeiro-Ministro da Eslováquia, desejando o seu total restabelecimento. Condenamos com toda a veemência este ato inaceitável e bárbaro de violência política.

— Luís Montenegro (@LMontenegropm) May 15, 2024

Quem também já reagiu foi a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, que condenou "veemente o ataque vil". "Estes atos de violência não têm lugar na nossa sociedade e minam a democracia, o nosso bem comum mais precioso. Os meus pensamentos estão com Robert Fico e com a sua família", escreveu.

I strongly condemn the vile attack on Prime Minister Robert Fico.

Such acts of violence have no place in our society and undermine democracy, our most precious common good.

My thoughts are with PM Fico and his family.

— Ursula von der Leyen (@vonderleyen) May 15, 2024

Na mesma rede social o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, sublinhou que "nada justifica este tipo de violência e ataques", admitindo-se "chocado" com tal ato.

I am shocked at the news of the attack on Slovakian PM Fico after a meeting of the Slovak Cabinet in Handlova.

Nothing can ever justify violence or such attacks.

My thoughts are with the Prime Minister and his family.

— Charles Michel (@CharlesMichel) May 15, 2024

O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, disse que "está chocado" com o tiroteio e desejou "força e uma recuperação rápida" a Robert Fico.
   
"Estou chocado e horrorizado com o tiroteio que vitimou o primeiro-ministro Robert Fico. Desejo-lhe força e uma recuperação rápida. Os meus pensamentos estão com Robert Fico, com as pessoas que lhe são queridas e com a população da Eslováquia", escreveu Jens Stoltenberg na rede social X.

Shocked and appalled by the shooting of Prime Minister Robert Fico. I wish him strength for a speedy recovery. My thoughts are with Robert Fico, his loved ones, and the people of Slovakia.

— Jens Stoltenberg (@jensstoltenberg) May 15, 2024

Viktor Orbán, um aliado próximo de Robert Fico, também já reagiu ao tiroteio, desejando ao primeiro-ministro da Eslováquia rápidas melhoras. "Estou chocado com o ataque hediondo ao meu amigo", escreveu no antigo Twitter, desejando-lhe as rápidas melhoras.

I was deeply shocked by the heinous attack against my friend, Prime Minister Robert Fico. We pray for his health and quick recovery! God bless him and his country!

— Orbán Viktor (@PM_ViktorOrban) May 15, 2024

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou que se trata de um ataque "terrível", condenando "veementemente este ato de violência contra o chefe de governo" do país "parceiro e vizinho". "Devem ser envidados todos os esforços para garantir que a violência não se torne a norma em nenhum país, forma ou esfera", escreveu na rede social X.

The attack on Slovakia’s Prime Minister Robert Fico is appalling.

We strongly condemn this act of violence against our neighboring partner state's head of government. Every effort should be made to ensure that violence does not become the norm in any country, form, or sphere.…

— Volodymyr Zelenskyy / Володимир Зеленський (@ZelenskyyUa) May 15, 2024

Por sua vez, o primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, disse estar "chocado com as terríveis notícias", acrescentando que todos os seus "pensamentos estão com o primeiro-ministro Fico e a sua família".

Shocked to hear this awful news. All our thoughts are with Prime Minister Fico and his family. https://t.co/x6gb47kSBF

— Rishi Sunak (@RishiSunak) May 15, 2024

Também na rede social X o primeiro-ministro checo, Petr Fiala, admitiu estar igualmente "chocado" com a notícia e desejou as rápidas melhoras a Robert Fico, salientando que "não podemos tolerar a violência" e que esta "não tem lugar na sociedade".

Zpráva o postřelení slovenského premiéra Roberta Fica je šokující. Přeji panu premiérovi, ať je co nejdříve v pořádku. Násilí nesmíme tolerovat, nesmí mít ve společnosti místo.

— Petr Fiala (@P_Fiala) May 15, 2024

Leia Também: Primeiro-ministro da Eslováquia baleado. Atirador já foi detido

Ler artigo completo