"É urgente garantir condições dignas de acolhimento a refugiados"

3 meses atrás 68

A propósito do Dia Mundial do Refugiado, o Livre considera, em comunicado, que a União Europeia "não tem estado à altura dos valores da dignidade humana, da liberdade, da democracia, da igualdade e do Estado de direito".

"No contexto das crises migratórias mais recentes, a União Europeia tem tido respostas díspares, como se viu com a abordagem à crise migratória ucraniana na sequência da invasão russa, ou no acolhimento de refugiados oriundos do médio oriente", pode ler-se num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso. 

Recordando que existem "centenas de pessoas à porta da AIMA que procuram ter a sua situação completamente regularizada em Portugal", o Livre lamenta que o Governo não dê a "resposta necessária", com a "agravante de avançar com propostas no sentido oposto ao que necessitamos, nomeadamente com a recuperação de uma Unidade de Estrangeiros e Fronteiras". 

Na missiva, o Livre defende que em Portugal "é necessário e urgente garantir condições dignas e humanas de acolhimento a refugiados e migrantes em todos os pontos de entrada no país, com tempos de resposta curtos para situações temporárias", mas também que Portugal não pode "condenar os refugiados e migrantes a situações de imensa fragilidade e capturáveis pelas redes de tráfico humano".

"Precisamos por isso de reforçar a capacidade de fiscalização da Autoridade para as Condições do Trabalho, de forma a garantir que não há abusos e desrespeito dos direitos de quem trabalha", pode ler-se por fim.

Leia Também: União Europeia reafirma "compromisso inabalável" de apoio a refugiados

Ler artigo completo