"Lógica" da dissolução na Madeira? "Atração pela instabilidade"

4 semanas atrás 55

Rui Rio, antigo líder do Partido Social Democrata (PSD) mostrou-se em desacordo, esta quinta-feira, com a decisão do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, de dissolver a Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira e convocar eleições, considerando que a mesma gera "confusão" e "instabilidade", que acaba por se refletir num "descontentamento com o regime".

"A dificuldade que sinto ao tentar entender a lógica da dissolução da AR, ainda é maior quando penso na da Assembleia madeirense; a não ser que a atração pela confusão e pela instabilidade seja superior a qualquer outra", disse Rui Rio, numa publicação divulgada na rede social X (antigo Twitter).

"Mas assim é difícil travar o descontentamento com o regime", acrescentou.

A dificuldade que sinto ao tentar entender a lógica da dissolução da AR, ainda é maior quando penso na da Assembleia madeirense; a não ser que a atração pela confusão e pela instabilidade seja superior a qualquer outra. Mas assim é difícil travar o descontentamento com o regime.

— Rui Rio (@RuiRioPT) March 28, 2024

Na quarta-feira, o Presidente da República decidiu dissolver a Assembleia da Madeira e convocar eleições regionais antecipadas para 26 de maio, depois de ouvir os nove partidos com assento parlamentar e presidir ao Conselho de Estado.

O Governo Regional da Madeira, de coligação PSD/CDS-PP, com o apoio parlamentar do PAN, está em gestão desde o início de fevereiro, depois de o presidente do executivo, o social-democrata Miguel Albuquerque, ter pedido a demissão do cargo após ter sido constituído arguido no âmbito de um processo em que são investigadas suspeitas de corrupção no arquipélago.

Leia Também: 'Bomba atómica' na Madeira. Juízo "expectável" agrada a (quase) todos

Ler artigo completo