"Precaução". Niágara declara estado de emergência antes de raro eclipse

5 meses atrás 95

A região do Niágara, no Canadá, declarou estado de emergência antes de um raro eclipse solar total, no próximo dia 8, que deverá reunir multidões nas zonas das populares cascatas, assim como nas proximidades.

O presidente da região, Jim Bradley, revelou, em comunicado, que o estado de emergência foi declarado "por uma questão de precaução". Nesse sentido, "reforça os instrumentos de que a região dispõe para salvaguardar a saúde e a segurança dos residentes e dos visitantes e proteger as nossas infraestruturas críticas em qualquer cenário que possa surgir", refere a agência Reuters.

A cascata, situada ao longo da fronteira entre o Canadá e os Estados Unidos, está 'no caminho' do eclipse. Por esse motivo, há muitas pessoas a reservar hotéis e a alugar casas para  viver este fenómeno numa das maravilhas naturais da América do Norte.

Está prevista, de acordo com Jim Diodati, presidente da Câmara de Ontário, a "maior multidão que alguma vez" as Cascatas do Niágara tiveram - cerca de um milhão de pessoas.

A Reuters adianta ainda que a região vai também modificar alguns dos seus programas e serviços e vai encerrar algumas instalações para manter o tráfego fora das estradas a 8 de abril.

Leia Também: "Adoro astronomia". Aos 105 anos, Biser 'caça' eclipses (há décadas)

Ler artigo completo